Mirador de Guise y Ayose

Paisagens aéreas através da história

No topo da depressão que dá acesso à vila histórica de Betancuria através da estrada FV-30, encontra-se o Miradouro de Guise e Ayoze, os dois reis aborígenes durante a conquista da ilha no século XV, representados em duas esculturas de bronze de 4 metros de altura. Vale a pena parar neste miradouro para apreciar do alto as paisagens suaves e arredondadas da zona mais antiga e mais erodida de Fuerteventura, a norte, e a sul, a ravina que desce em direção a Betancuria. Esta zona usufrui de proteção significativa ao abrigo da declaração do Parque Rural de Betancuria, e chegou mesmo a ser uma das propostas para a declaração do primeiro Parque Nacional de Zonas Áridas em toda a Espanha.

Os últimos reis magos

As crónicas da conquista de Fuerteventura, que teve lugar no início do século XV, registaram acontecimentos, algures entre a lenda e a realidade, atribuídos aos últimos monarcas aborígenes: Ayoze, Rei de Jandía, e Guise, Rei de Maxorata. Diz-se que foram capazes de matar um cão raivoso com uma mão, sem parar de beber com a outra, ou de amassar sem hesitar uma pella de gofio com queijo curado, duro como uma pedra. Em 1405, perante a superioridade militar dos invasores, ambos aceitaram Jean de Béthencourt (o nome que deu origem a Betancuria) como seu rei, e foram batizados como Luis e Alfonso.

Parking
Localidad
Betancuria

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Respeite e cuide dos diversos elementos do mobiliário público (painéis informativos, corrimões, bancos, binóculos e telescópios...).
  • Respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos e espaços assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
4
9
10
262
10045