Pozo Negro

Solitária, marítima, vulcânica...

Na costa leste de Fuerteventura, entre Las Salinas e Gran Tarajal, encontra-se a praia de Pozo Negro, que é atípica em Fuerteventura pela sua areia escura e seixos, e única por culminar num amplo e extenso vale, uma das características hidrográficas mais importantes do município de Antigua. Este vale encontra-se coberto por um malpaís espetacular, um fluxo de lava vulcânica nascido há milénios da Caldera de Liria e La Laguna, localizado mais para o interior. A praia de Pozo Negro é tranquila, apreciada pelo seu ambiente solitário e marítimo - quase nem recebe turistas -, possui dois restaurantes na costa e é geralmente adequada para banhos. Conta também com uma zona de campismo municipal, com espaços para tendas e caravanas, e um albergue com capacidade para 60 pessoas.

Um enclave repleto de história

As primeiras referências históricas sobre Pozo Negro datam da conquista, há quase 600 anos. É um porto natural resguardado da devastação do mar, que foi utilizado como cais para pessoas e bens, localizado numa zona que esteve habitada desde antes da chegada dos conquistadores. Na estrada de acesso, a FV-420, há um desvio para a povoação de La Atalayita, a povoação aborígene mais importante da ilha - dispõe de 115 estruturas -, e faz agora parte da Rede de Centros e Museus Insulares. A riqueza etnográfica desta zona é também evidenciada pela presença de gambuesas (currais aborígenes para gado e pastoreio), cisternas e poços de água.

Archeological sites
Restoration
Shop/shopping
Localidad
Valle de Pozo Negro

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Não atire objetos ou resíduos de qualquer tipo para o mar.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Respeite e cuide do património histórico e cultural do local, bem como dos diversos elementos do mobiliário público (painéis informativos, corrimões, bancos, iluminação, etc.).
4
10
262
10045