La Graciosa

um pequeno tesouro

Pequena, tranquila, sem asfalto nem poluição, natureza virgem, praias paradisíacas com águas turquesa e areia branca, paisagens austeras, pouco habitada... Sim, embora possa ser difícil de acreditar, tal lugar existe apenas a algumas horas de qualquer cidade da Europa.

Contenido

A apenas meia hora de Lanzarote, conectada através de barcos modernos que fazem várias viagens de ida e volta por dia, este pequeno tesouro das Ilhas Canárias é o sonho tornado realidade para os viajantes que procuram solitude, relaxamento e uma conexão absoluta com um ambiente natural. 

Tal como o resto do arquipélago das Canárias, La Graciosa também é abençoada com um clima excecional durante todo o ano, pelo que qualquer altura do ano é boa para desfrutar deste paraíso que faz parte do Parque Natural do Arquipélago Chinijo e uma das três Reservas Marinhas que existem nas Ilhas Canárias, além de ser um refúgio para numerosas aves marinhas.

Uma ilha protegida na sua totalidade que o convida a descansar, a apanhar sol e a tomar banhos revitalizantes, a descobrir os seus recantos a pé ou de bicicleta, a desfrutar da gastronomia canária junto ao mar... Muito mais do que um tesouro!
 

Contenido

Praias virgens com águas turquesa

As praias virgens e solitárias, com areia branca e águas turquesas, são a principal atração de La Graciosa. É surpreendente que, sendo uma ilha tão pequena, seja possível desfrutar de uma praia diferente todos os dias da nossa estadia.

Podemos escolher entre aquelas que são um pouco mais frequentadas - dependendo da época do ano - e outras onde encontraremos solitude absoluta; há também aquelas com águas calmas, ideais para snorkelling, ou aquelas com ondas e correntes onde devemos ser mais cautelosos; há as de areia branca, dourada e rocha vulcânica, criando contrastes de tons onde se misturam e parecem irreais. 

Imagen
Contenido

La Graciosa de bicicleta

Uma das melhores formas de explorar La Graciosa é de bicicleta. Além de ser um transporte amigo do ambiente - não esqueçamos que estamos num território protegido na sua totalidade - a orografia plana da ilha permite-nos descobrir os seus belos recantos enquanto pedalamos com pouca dificuldade. Os trajetos estão devidamente sinalizados, e não devemos afastar-nos dos percursos para evitar qualquer dano ao meio-ambiente. Também não temos de nos preocupar com a bicicleta, pois podemos alugá-la pelo tempo que quisermos na ilha e desfrutar de uma experiência divertida. Vamos pedalar!

Contenido

Percursos a pé

Na ilha existem vários trilhos que cobrem uma grande parte de um território dominado por paisagens vulcânicas austeras onde não é possível encontrar árvores ou sombras para se abrigar do sol. Tal como os ciclistas, os caminhantes também devem evitar sair dos trilhos marcadas para não danificar este frágil e valioso ecossistema, que é o lar de espécies endémicas que não se encontram em nenhum outro lugar do planeta.

Os quatro principais trilhos para caminhadas levam-nos às praias paradisíacas da ilha e outros lugares interessantes que certamente não deixam ninguém indiferente. Passear tranquilamente por estes trilhos enquanto desfruta de um belo pôr-do-sol é uma experiência inesquecível.

Um território dominado por paisagens vulcânicas austeras onde não é possível encontrar árvores ou sombras para se abrigar do sol.

Contenido

A riqueza do fundo do mar

Juntamente com os ilhéus a norte de Lanzarote, La Graciosa é uma das três Reservas Marinhas das Ilhas Canárias, uma área protegida estabelecida para preservar a riqueza dos fundos marinhos nesta zona do arquipélago das Ilhas Canárias. É fácil deduzir que a ilha é perfeita para os entusiastas do mergulho, que encontrarão aqui uma enorme diversidade de espécies de flora e fauna, bem como paisagens vulcânicas subaquáticas escarpadas, abundantes em grutas e túneis.

Mas se mergulhar no mar excede as suas ambições, não há problema, La Graciosa oferece alternativas para que não perca estas maravilhas. Algumas das praias da ilha, aquelas com águas calmas, são ideais para colocar snorkels e óculos de mergulho e desfrutar deste aquário natural enquanto pratica snorkelling. De facto, não é raro ver pequenos barcos, tipo veleiros, ancorados perto da costa e os seus navegadores a apanhar sol no convés ou a mergulhar nas águas transparentes em busca da fotografia perfeita. E gabe-se no Instagram!

Contenido

Contemplar La Graciosa a partir do mar

Fica satisfeito por descobrir as belezas desta pequena ilha numa bicicleta ou a caminhar por um dos seus trilhos? Obviamente que não. A partir da vizinha Lanzarote ou desde Caleta de Sebo pode contratar um passeio de barco que, navegando perto da costa e sobre águas calmas, o levará a desfrutar de La Graciosa de uma forma diferente. 

Imagine uma viagem agradável num catamarã moderno, com almoço incluído, enquanto sente o calor do sol e a refrescante e reparadora brisa do mar na pele e ao mesmo tempo pode observar os ilhéus desabitados que compõem o Arquipélago Chinijo, bem como a Montaña Amarilla e a praia de La Cocina. Sim, sim, nós sabemos, tem de o vivenciar.

Imagen
Contenido

Não se vá sem experimentar...

O peixe fresco é a especialidade desta pequena ilha atlântica, acompanhado por outros produtos da gastronomia canária, tais como papas arrugadas e mojo, um molho ligeiramente picante típico das Ilhas Canárias.

Título

Para mais informações, visite o website oficial do Turismo de Lanzarote