Também conhecida como "continente em miniatura", a Gran Canaria destaca-se pelos seus contrastes marcados. Num único dia podemos desfrutar de praias maravilhosas rodeadas por campos de dunas e subir aos picos cobertos de florestas de pinheiros das Canárias, cuja vegetação se destaca contra o substrato vulcânico escuro.
E pelo caminho encontrará ravinas profundas, vales, imponentes rochas e caldeiras vulcânicas, penhascos impressionantes... lugares incríveis para percorrer através de trilhos e parar para contemplar as paisagens que se revelam diante dos seus olhos. Ou também desde o conforto do seu carro ou dos transportes públicos, uma vez que a Gran Canaria conta com uma rede rodoviária extensa e bem conservada.
Como as restantes Ilhas Canárias, é abençoada por um clima invejável, uma eterna primavera que convida a viver intensamente a sua rica natureza e diversidade de paisagens, as suas encantadoras localidades litorais e interiores, as suas tradições, cultura e história. Também a modernidade dos centros turísticos e urbanos, como Las Palmas de Gran Canaria. A capital cosmopolita e animada guarda uma das joias mais preciosas da ilha que surpreende sempre os visitantes. Gostaria de a conhecer?
A Gran Canaria completa a sua enorme oferta com variadas sugestões de atividades culturais, de lazer e desportivas, bem como uma vasta gama de alojamentos, restaurantes, estabelecimentos comerciais e centros de bem-estar.
Uma eterna primavera que convida a viver intensamente a sua rica natureza e diversidade de paisagens, as suas encantadoras localidades litorais e interiores, as suas tradições, cultura e história.
A que praia vamos hoje?
Sem dúvida, as praias estão no topo da lista de atrações da Gran Canária. Há praias para todos os gostos: longas, pequenas enseadas, animadas, isoladas, praias de areia dourada.
No sul encontram-se as maiores, com águas calmas e maioritariamente de areia clara. Como estão localizadas nos principais centros turísticos, dispõem de todos os serviços, além de serem as que possuem um acesso mais fácil.
As do norte são bastante diferentes: pequenas enseadas de areia escura ou rocha vulcânica, com mais ondulação e algumas com acessos mais complicados, embora exista também a opção de se refrescar em piscinas naturais e acolhedoras. São praias lindas e selvagens, capazes de nos conectar à natureza no seu estado mais puro.
No coração natural da ilha
A Gran Canaria é muito mais do que sol e praia. É também natureza e paisagens selvagens de grande beleza, como a que se estende no coração da ilha presidida pelo Roque Nublo, um imponente monólito vulcânico que pode ser alcançado por um trilho apto para quase todo o tipo de público. Nesta atalaia natural, as vistas são de cortar a respiração.
Coroando os grandiosos penhascos do noroeste da ilha, uma paisagem conhecida como "cauda do dragão", encontra-se o Parque Natural de Tamadaba, uma das florestas de pinheiros canários mais bem preservadas das Ilhas Canárias, a par da de Inagua, o refúgio do tentilhão azul, um pequeno pássaro exclusivo desta ilha.
Estas e muitas outras atrações de grande valor paisagístico estão incluídas na Reserva da Biosfera, um vasto território que ocupa uma área significativa da ilha. A natureza, o trabalho tradicional típico destas áreas, o alojamento e as atividades de turismo rural coexistem sob uma estratégia sustentável e respeitosa que visa garantir a sua sobrevivência.
Espaços naturais e rurais que podem ser exploradas graças à extensa rede de trilhos que atravessam pinhais endémicos e ravinas, fluem ao longo de grandes reservatórios de água doce ou escoadas de lava... Ambientes onde também podemos encontrar encantadoras vilas e vilarejos onde podemos parar para recarregar as nossas baterias com produtos gastronómicos tradicionais ou simplesmente conversar com os simpáticos e hospitaleiros habitantes locais.
Descobrir vilas e vilarejos aconchegantes
Longe dos agitados centros urbanos e turísticos da costa, no interior da Gran Canaria encontramos vilas e vilarejos tranquilos onde tudo acontece sem pressa. Estes são portos de paz onde o conceito de "tempo" assume uma dimensão diferente, uma dimensão que nos permite conectar com a vida simples, e onde as tradições ainda estão profundamente enraizadas.
Um destes lugares com tal encanto especial é Tejeda, a localidade de Gran Canaria que faz parte de As vilas mais bonitas de Espanha. Por algo será. Aqui encontrará o Parador Nacional de la Cruz de Tejeda, um hotel moderno que se integra na perfeição com o ambiente ao seu redor e tem vista para uma das mais belas paisagens da ilha. Muito perto de Tejeda encontra-se Artenara, a vila mais alta da Gran Canaria, situada às portas do exuberante pinhal de Tamadaba.
Outra visita essencial leva-nos aos belos centros históricos de Santa Lucía de Tirajana e Agüimes; ou Fataga, com as suas exuberantes palmeiras e casas brancas que preservaram a arquitetura rural da Gran Canaria. Mais a norte chegamos a Teror para conhecer a sua basílica e as belas varandas típicas das casas que rodeiam a praça; e Arucas, cujo centro foi declarado de interesse histórico-artístico e abriga uma magnífica obra arquitetónica, a Igreja Paroquial de San Juan Bautista, com as suas esculturas em pedra e vitrais de grande riqueza.
A lista de vilas e vilarejos espalhados pela ilha é interminável. Visitá-los é sem dúvida a melhor forma de conhecer a identidade e idiossincrasia da Gran Canaria.
Tejeda, faz parte de As vilas mais bonitas de Espanha.
Uma visita cultural pelos museus
É praticamente impossível encontrar uma cidade na ilha que não tenha pelo menos um museu, embora seja a capital, Las Palmas de Gran Canaria, a que alberga a maior e mais variada oferta. No coração do magnífico centro histórico da cidade, uma visita ao El Museo Canario é obrigatória. É uma visita que mostra diferentes aspetos da vida dos aborígenes, com peças muito curiosas como a coleção de caveiras e múmias; a Casa de Colón, um edifício singular que, além de testemunhar a passagem de Cristóvão Colombo pela ilha, mostra também a história das Canárias e as suas relações com a América; e o CAAM - Centro Atlântico de Arte Moderna, com exposições de artistas da Europa, América e África ligados à cultura contemporânea. Para aqueles que são apaixonados pela tecnologia e pela ciência, o Museo Elder é obrigatório.
Noutro lugar da ilha pode descobrir verdadeiras curiosidades como o Museu Etnográfico Casas Cuevas de Artenara, alojado numa antiga habitação que era provavelmente a casa dos habitantes aborígenes. O museu exibe mobiliário e objetos domésticos cuja simplicidade nos conecta à vida modesta de outrora. Outros estabelecimentos etnográficos incluem o Museu de História e Tradições de Tejeda, onde, entre outras singularidades, existe uma recriação de uma antiga mercearia e todo o tipo de artigos domésticos; ou o Museo de la Rama em Agaete, dedicado a uma das festas mais conhecidas e populares das ilhas, frequentada por milhares de pessoas todos os verões.
Uma rota que será a desculpa perfeita para explorar a Gran Canaria e descobrir a sua história e cultura.
Descobrir sítios arqueológicos fascinantes
A ilha conserva uma parte importante do seu património histórico e arqueológico, vestígios que nos ajudam a conhecer e compreender melhor a cultura e o modo de vida dos antepassados que habitaram a Gran Canaria.
Um bom exemplo disto é a paisagem cultural do Risco Caído e das Montanhas Sagradas da Gran Canária, declaradas Património da Humanidade, o que fornece uma noção do valor que estas áreas contêm. Trata-se de uma extensa área montanhosa no centro da ilha que ostenta os traços de um processo cultural único que evoluiu ao longo de mais de 1.500 anos com quase nenhuma influência exterior, desde as suas raízes berberes do norte de África até à conquista castelhana.
No norte da Gran Canaria encontramos uma joia da arqueologia canária: o Museu e Parque Arqueológico Cueva Pintada de Gáldar, uma povoação com mais de cinquenta casas e grutas artificiais que faziam parte de uma povoação pré-hispânica. Uma das grutas contém um exemplo excecional de uma pintura mural aborígene. Também nesta área é possível encontrar o Parque Arqueológico Maipés de Agaete, um enorme e espetacular campo de rochas vulcânicas rodeado pela beleza do vale, que os aborígenes utilizavam como local de sepultamento.
Guayadeque, uma das maiores e mais belas ravinas do sudeste da ilha, possui um grande valor arqueológico. Preserva numerosas grutas que eram utilizadas pelos antigos povoadores da Gran Canaria. Outro sítio arqueológico de interesse é La Fortaleza, que dispõe de um centro de interpretação onde se pode descobrir a vida quotidiana dos aborígenes da ilha, bem como as casas rupestres onde viviam, um tipo de habitação que ainda hoje se conserva.
E estas são apenas algumas das testemunhas do passado que, felizmente, chegaram até aos dias de hoje para que as possamos conhecer, valorizar e respeitar.
O Museu e Parque Arqueológico Cueva Pintada de Gáldar, uma povoação com mais de cinquenta casas e grutas artificiais que faziam parte de uma povoação pré-hispânica.
Mimar-se na ilha do bem-estar
A Gran Canaria é bem conhecida na Europa como um destino de saúde. No século XIX, viajantes de todo o continente vieram para a ilha para recuperarem de todo o tipo de doenças graças aos benefícios do seu clima. Com a passagem do tempo, o conceito de repouso e recuperação evoluiu, mas a revitalização e o bem-estar físico e mental resultante continuam a ser garantidos na ilha.
Areia, sol, mar, ar puro, pedras vulcânicas, tratamentos e instalações modernas, profissionais qualificados... A Gran Canaria tem tudo o que precisa para se mimar, dedicar tempo a recarregar as baterias e voltar como novo, seja num dos numerosos centros de bem-estar da ilha ou num passeio relaxante ao pôr-do-sol, respirando a brisa do mar ou o ar puro das florestas.
No século XIX, viajantes de todo o continente vieram para a ilha para recuperarem de todo o tipo de doenças graças aos benefícios do seu clima.
Praticar o seu desporto preferido
Não há desporto ao qual possa resistir neste território rodeado pelo mar e com um clima primaveril durante todo o ano. Se também dispõe de todo o tipo de instalações e serviços para o praticar, não temos desculpas para não dedicar algum tempo a exercitar o nosso corpo.
As opções são infinitas: jogar golfe em campos modernos enquanto desfruta da brisa do oceano, subir a uma prancha de surf e enfrentar as ondas e o vento, andar numa bicicleta de montanha e percorrer os trilhos aptos para o efeito, correr à beira-mar, nadar em águas cristalinas, escalar montanhas adequadas a todos os níveis... Independentemente da forma física em que esteja. Na Gran Canaria há desporto para todos.
E ainda há a noite!
A diversão e o entretenimento continuam quando a luz do dia desvanece na ilha. Se ainda lhe resta energia, os núcleos turísticos e a capital, em especial, oferecem inúmeras opções por onde escolher. Restaurantes, terraços, centros de lazer, bares da moda, cinemas, espetáculos... Todos os planos para experimentar a animada vida noturna.
No verão é fácil encontrar uma festa popular animada nas cidades e localidades da ilha, tanto na costa como no interior. No entanto, se preferir algo mais calmo, na Gran Canaria, um Destino Turístico Starlight, é possível participar em atividades astro-turísticas e desfrutar de um passeio com guias especializados para observar as estrelas.
Não se vá sem experimentar...
O queijo de flor é uma iguaria que apenas é elaborada em três localidades no norte da Gran Canaria. A sua peculiaridade reside no uso de coalho vegetal, que é obtido a partir da flor de algumas variedades de cardo. É um dos queijos canários com Denominação de Origem Protegida.