Gastronomia Canária

A cozinha canária carateriza-se pela fusão de elementos e um contraste pronunciado de sabores, o resultado de produtos e ingredientes de alta qualidade. Depois de passar um longo dia na praia, explorar os seus espaços naturais ou dar um agradável passeio pelas suas atrativas cidades, nada melhor do que apreciar as delícias da gastronomia das ilhas. Para os canários, a comida faz parte da sua identidade, de importância vital na sua cultura e na sua vida quotidiana, e é por isso que é fácil encontrar bons lugares para comer.

00:00
Título
And the food is great
Vídeo
Póster
Además se come bien
Además se come bien
Tipo
Ancho completo
Contenido

Sabores com denominação de origem 

A origem vulcânica das ilhas, as suas temperaturas amenas e a produção artesanal cuidadosa significam que muitos dos produtos estrela da sua gastronomia estão sob Denominação de Origem Protegida (D.O.P). Estes incluem excelentes vinhos vulcânicos e queijos como o majorero, de Fuerteventura, o palmero ou o de Flor de Guía, elaborado na Gran Canaria. Todos de excelente sabor e mundialmente conhecidos. 

As magníficas condições climáticas das Ilhas Canárias são perfeitas para o cultivo de frutas e legumes, que são o ingrediente principal na maioria dos pratos locais, e são também protegidas por denominações de origem. Um exemplo claro são as papas antiguas canárias, entre as quais se destaca a batata negra altamente apreciada. Além disso, o clima ameno das Ilhas Canárias torna possível o cultivo de muitas frutas exóticas, tais como a papaia, manga, ananás, abacate e, claro, a popular banana das Canárias. O único tipo de banana que obteve o reconhecimento europeu como Indicação Geográfica Protegida (IGP).
 

Imagen
Contenido

Receitas locais

Uma grande variedade de culturas deixou a sua marca nas ilhas. E isso resultou em grandes sabores e contrastes que podem ser apreciados na maioria dos seus pratos típicos, como as apetitosas papas arrugadas com mojo picón. Outro dos produtos estrela das Ilhas Canárias, também presente em muitas receitas, é o gofio. Elaborado à base de cereais torrados, como milho e trigo, remonta ao tempo dos primeiros povoadores.

Os legumes locais predominam na cozinha canária, entre eles o guisado de agrião, espigas de milho com batatas e costela, ou bubangos recheados, uma variedade autóctone de abóbora. Outro produto "de topo" nas receitas das ilhas é o peixe, especialmente nas elaboradas com espécies autóctones como o veja, delicadamente aromatizado, o cherne, a garoupa ou o carapau. Há também uma grande variedade de sobremesas e doces típicos, irresistíveis para os mais gulosos. Os deliciosos bienmesabe e príncipe alberto, de La Palma, leche asada gomera, quesillo, frangollo ou quesadillas de El Hierro.
 

Contenido

Restaurantes e guachinches

Nas Ilhas Canárias existe uma grande variedade de lugares onde se pode apreciar os melhores pratos da gastronomia local. Desde chiringuitos de praia onde se pode degusta o melhor do mar, até restaurantes com estrelas Michelin onde se pode descobrir novos e sofisticados sabores. 

E, claro, não devemos esquecer aqueles recantos com um encanto especial onde se pode saborear a cozinha típica mais tradicional: os guachinches, pequenos restaurantes improvisados em pátios e garagens, comuns especialmente em Tenerife, onde se pode comer pratos caseiros acompanhados por vinho da terra num ambiente acolhedor e familiar. Um lugar onde se pode sentar à mesa e sentir-se como outro ilhéu enquanto saboreia um bom guisado canário, um cabrito assado, um prato de coelho em salmorejo ou garbanzas compuestas.
 

Título

Lugares para saborear as Canárias

Imagen
Contenido

Enogastronomia

Tintos, brancos, rosés. Encorpados, frutados ou muito aromáticos... Falar de vinho nas Ilhas Canárias é falar de raízes e de amor pela terra. A produção de vinho das ilhas não só é variada mas também de enorme qualidade, algo que se reflete nas 10 Denominações de Origem que o arquipélago possui - cinco delas na ilha de Tenerife - e nos numerosos prémios que ganham todos os anos. 

Entre os vinhos das ilhas destacam-se os vinhos vulcânicos. De produção complexa e cada vez mais apreciados por especialistas de todo o mundo, são ácidos e frutados ao paladar. Entre eles, são particularmente únicos os vinhos de La Geria, em Lanzarote, uma zona de cultivo única no mundo onde as vinhas crescem protegidas por cones de carvão, o que lhes confere uma gama agradável e inconfundível de nuances.

Imagen