Vallehermoso

Vallehermoso é uma das joias de La Gomera, um recanto mágico que une a praia e a montanha através de espetaculares caminhos. Um Parque Nacional, museus, tradições religiosas e um atrativo centro histórico são apenas alguns dos motivos que fazem que visitar Vallehermoso seja uma experiência obrigatória.

Contenido

Um passeio por Vallehermoso

Estendendo-se de norte a sul da ilha e com 109,32 km², Vallehermoso conta com mais terreno que qualquer dos seus vizinhos. A sua costa aproxima-se dos 27 quilómetros de extensão, incluindo o ponto mais setentrional de La Gomera, na zona da praia de Ancón Chico. Com uma altitude média de 180 metros sobre o nível do mar, no Alto de Garajonay encontramos o pico mais alto da ilha, com 1487 metros e umas vistas espetaculares.

O epicentro de Vallehermoso é a igreja de San Juan Bautista, situada no final da Calle Mayor. À volta deste edifício encontra-se o centro histórico, onde podemos admirar a arquitetura tradicional de La Gomera, com a própria igreja como o seu melhor exemplo aqui. Muitas das habitações à sua volta estão cobertas com telha árabe. Além de ser o centro administrativo, no centro histórico podemos encontrar alguns dos produtos mais habituais da ilha, do mel de palma à mistela (um licor local à base de vinho branco), passando pelo almogrote (um paté de queijo), a parra ou o queijo artesanal. Tudo elaborado de forma local e tradicional há décadas.

Contenido

Muito perto, nos bairros de Triana e Vegueta ou à volta da Plaza de la Constitución, podemos ver casas de paredes brancas e madeiras nobres num passeio que nos pode levar ao passado. Outro exemplo da famosa arquitetura popular de La Gomera é a igreja de La Candelaria, em Chipude, uma das mais antigas do arquipélago, com origem no século XVI. É nesta igreja que se celebram as festas de Nuestra Señora de La Candelaria, uma das mais populares da ilha inteira.

Contenido

Um tesouro verde

Um terço do Parque Nacional de Garajonay, uns 1300 hectares aproximadamente, fazem parte de Vallehermoso. Entre estes encontra-se La Laguna Grande, uma zona recreativa muito habitual entre turistas e locais para recarregar energias. Ao finalizar o passeio por Garajonay, ainda fica pendente conhecer espaços protegidos como o Lomo del Carretón e a Fortaleza de Chipude, visitas que se podem realizar a pé através dos caminhos que ligam cada recanto, caminhos para poder visitar todo o encanto que Vallehermoso nos oferece.

Através deles podemos chegar ao Jardim Botânico do Descobrimento de Vallehermoso, um jardim de 16 219 m² de extensão, ao pé do Roque Cano. Nele podemos encontrar espécies vegetais dos cinco continentes, com especial atenção às plantas mais representativas das Canárias. Também demonstra os intercâmbios realizados entre a América e a Europa durante os descobrimentos, em que La Gomera desempenhou um papel importante pela sua privilegiada localização geográfica. Atua adicionalmente como salão de exposições, sala de concertos e um dos berços científicos e investigadores de Vallehermoso.

Imagen
Playa-de-Vallehermoso-La-Gomera
Contenido

Praias em Vallehermoso

Se temos de falar de praias, não podemos deixar de mencionar as de Alojera, de Argaga ou de La Rajita, as três mais populares entre os turistas e os habitantes da ilha. A praia de Alojera conta com o casario mais baixo e está rodeada por um grupinho de casas e apartamentos salpicados de palmeiras à volta de um velho molhe. E se nos apetecer um banho, mas sem pisar a areia da praia, há anos que o Parque Marítimo de Vallehermoso conta com duas piscinas de água doce para nos relaxarmos sem pensar nas ondas.

Mas a costa de Vallehermoso é muito mais que praias e guarda uma autêntica joia, o monumento natural de Los Órganos. Uma impressionante falésia vulcânica num espaço natural protegido a que só se pode aceder de barco. 

00:22
Título
Los Órganos
Vídeo
Fichero de vídeo
Fichero de vídeo
Póster
poster-Los-Órganos-La-Gomera
poster-Los-Órganos-La-Gomera
Tipo
Ancho completo
Contenido

Tradições

Vallehermoso é na sua maioria agrícola, com vinhedos de regadio e cereais de sequeiro, além da banana ou das culturas dedicadas ao autoconsumo. O artesanato ou a cerâmica são outras das atividades habituais entre os habitantes de Vallehermoso, mantendo as formas de trabalho dos antigos aborígenes de La Gomera.

Um momento muito importante entre os habitantes de Vallehermoso são as festas de Nuestra Señora del Carmen. Todos os anos, a 22 de julho, locais e visitantes reúnem-se em homenagem à Virgen del Carmen. Desde os meados do século XX, foram acrescentadas as Fiestas Lustrales extraordinárias e cada cinco anos a Virgem é trazida da ermida até à costa. 

Contenido

Adicionalmente, Vallehermoso conta com um importante património cultural dado que foi o lugar que viu nascer personagens ilustres como o escritor e cineasta Manuel Mora Morales, o poeta Pedro García Cabrera ou Guillermo Ascanio Moreno, intelectual da primeira parte do século XX.