La Gomera é sempre a melhor opção para os turistas canários que desejam realizar uma escapadinha de fim de semana: o seu clima e proximidade convertem-na numa ilha acessível que permite realizar diversas atividades em qualquer época do ano. Adicionalmente, ao tratar-se de uma das Ilhas Canárias mais pequenas, os seus visitantes têm a oportunidade de conhecer os enclaves mais importantes e de apreciar todos os seus encantos em muito pouco tempo.
Para que aproveite ao máximo a sua visita de fim de semana, propomos-lhe uma série de atividades para apreciar os mais importantes atrativos turísticos de La Gomera.






Sexta. Chegada à ilha.
O fim de semana começa com a visita a San Sebastián de La Gomera. Aproveite o dia de chegada à ilha para visitar os pontos mais interessantes da sua capital, como a Torre del Conde ou a sua Avenida Marítima, antes de partir para o seu alojamento.
De caminho ao seu alojamento, pode atravessar o Parque Nacional de Garajonay, declarado Património da Humanidade pela UNESCO no ano de 1986, um percurso que conta com umas vistas espetaculares da floresta de laurissilva.
Em La Gomera disporá de diversas opções de alojamento. Em Valle Gran Rey e Playa de Santiago encontra-se a maior oferta de alojamento da ilha, enquanto nos municípios do norte terá as melhores opções se o que preferir é o turismo rural.
Valle Gran Rey é o município turístico por excelência da ilha, caracterizando-se pelo seu clima cálido durante o ano inteiro, que lhe permitirá gozar das suas praias em qualquer momento, contando além disso com os melhores pores-do-sol da ilha.
Depois de se instalar no seu alojamento, aproveite o primeiro dia deste fim de semana para se relaxar passeando pela zona e saboreando o fim do dia num café ou numa esplanada com vistas para o mar.









Sábado. Percurso pelo coração de La Gomera.
O roteiro do sábado começa em Valle Gran Rey com um suculento pequeno-almoço com vistas para o mar numa das esplanadas situadas na Avenida Marítima de Playa de Santiago.
A ilha de La Gomera oferece um sem-fim de atividades para aproveitar a sua estadia. No entanto, as atividades ao ar livre são um dos atrativos turísticos mais interessantes e reclamados de La Gomera. Caminhada, kayak, mergulho, ciclismo, etc., qualquer opção é válida para entrar em contacto com a natureza durante estes dias.
Assim, uma das melhores opções para conhecer a fundo o coração da ilha é calçar os sapatos de caminhada e deixar-se levar pelos caminhos que percorrem a zona de El Cedro, no município de Hermigua. Existem diferentes opções em termos de dificuldade e duração do percurso, embora todas permitam apreciar a natureza, respirar ar puro e recarregar as pilhas para continuar a visita a La Gomera.
A jornada do sábado continua com um almoço típico de La Gomera no único restaurante situado no próprio casario de El Cedro, onde um dos pratos que não pode faltar na mesa é o potaje de berros (guisado de agriões) acompanhado por gofio, uma farinha de cereais torrados típica das Canárias.
O trajeto de regresso ao seu alojamento poderá ser realizado tanto pelo norte da ilha, apreciando as vistas que os municípios de Hermigua, Agulo e Vallehermoso oferecem, como pelas localidades do seu interior, passando por Chipude, El Cercado (onde se pode visitar o Centro de Interpretação "Las Loceras", dedicado à cerâmica típica de La Gomera), Las Hayas e Arure. Qualquer destes trajetos fará com que vá parando de miradouro em miradouro para tirar fotografias e observar as maravilhas da orografia da ilha, caracterizada pelas suas profundas ravinas.






Domingo. Deleite-se com o sul da ilha antes do seu regresso.
No último dia da sua estadia na ilha, dirija-se ao Garajonay. A subida ao ponto mais alto da ilha da zona de El Contadero ou do cruzamento de Pajarito dura apenas meia hora e consiste num caminho de muito pouca dificuldade, o que o converte noutra atividade imprescindível, com a vantagem adicional de não demorar muito tempo.
Já no cume, do miradouro situado a 1487 metros de altitude e nos dias soalheiros, poderá observar algumas das restantes ilhas do arquipélago, além de ter uma perspetiva diferente e única da Fortaleza de Chipude e dos Roques de Agando.
O percurso continua no município de Alajeró, mais concretamente na Playa de Santiago. Aqui terá a oportunidade de passar as últimas horas da sua estadia em La Gomera passeando pela sua costa, saboreando o seu insuperável peixe fresco ou dando um mergulho na sua praia de águas cristalinas.
Um autêntico luxo antes de empreender o caminho de regresso a casa, depois de um fim de semana pleno de natureza, paisagens incríveis e muita paz, que farão que deseje regressar sempre que puder à ilha colombina.








