Um dia em La Gomera

Roteiros acessíveis para captar a beleza natural da ilha em poucas horas
Contenido

Uma das viagens mais acessíveis à ilha de La Gomera é a escapadinha de um dia. Ao ser uma ilha relativamente pequena, é muito fácil poder apreciar alguns dos seus encantos mais característicos em muito poucas horas, através de uma série de roteiros de carro.

Mas, se ainda não sabe que ver ou fazer em La Gomera num dia, apresentamos-lhe aqui duas opções para apreciar em poucas horas as paisagens da ilha e a sua natureza.

O dia em La Gomera começa com a chegada ao porto de San Sebastián de La Gomera, principal porta de entrada para a ilha. Para começar, a capital da ilha oferece uma grande variedade de lugares que visitar, nomeadamente o parque da Torre del Conde, a igreja de La Asunción ou a Casa de Colombo. Também poderá aproveitar o início da manhã para visitar alguns dos museus da ilha, como o Museu Arqueológico de La Gomera.

O roteiro continua no município de Hermigua, situado a escassos vinte minutos de carro da capital. Aqui, pode aproveitar para conhecer a parte mais rural da ilha, admirar as paisagens que o próprio vale oferece, e mergulhar na sua cultura e artesanato, visitando lugares como o Museu Etnográfico de La Gomera ou o Parque Etnográfico Los Telares de Hermigua.

A dez minutos de Hermigua encontra-se o município de Agulo, seguinte destino deste roteiro. Este pequeno município do norte da ilha convida a perder-se pelas suas ruas empedradas, cheias de casas coloridas, antes de continuar com o percurso.

À hora do almoço chegará à zona de Las Rosas, uma localização perfeita para saborear os pratos mais típicos da gastronomia de La Gomera, como o potaje de berros (guisado de agriões), acompanhado por queijo branco da ilha e, de sobremesa, um bom sortido de bolachas caseiras.

Perto de Las Rosas encontrará o Centro de Visitantes de Juego de Bolas, um lugar imprescindível para qualquer pessoa que queira conhecer melhor a flora e a fauna da ilha, a sua cultura, orografia, etc.

Este roteiro prossegue com uma visita ao miradouro de Abrante. Trata-se de um emocionante miradouro suspenso a mais de 600 metros de altura, com pavimento de vidro, que lhe permitirá ter as melhores vistas do município de Agulo. Adicionalmente, as imediações deste miradouro, famosas pelas suas terras avermelhadas, farão que se sinta noutro planeta.

O dia finaliza com o regresso a San Sebastián, apreciando as vistas que as estradas que percorrem o Parque Nacional de Garajonay proporcionam. Uma oportunidade perfeita para admirar a imensidade da floresta de laurissilva e para se apaixonar ainda mais pela ilha.

Contenido

Um dia em La Gomera dá para ver muita coisa e, se gostar de se sentir em contacto com a natureza, este roteiro de um dia pela ilha será a sua melhor opção.

Após a chegada à ilha, de manhã cedo, dirija-se para o coração de La Gomera, o Parque Nacional de Garajonay, mais concretamente para a zona de El Cedro. La Gomera dispõe de uma rede de caminhos que supera os 600 quilómetros, de modo que é fácil encontrar diferentes opções em termos de duração e dificuldade.

Neste ponto da ilha poderá encontrar diversos caminhos em que apreciar a natureza em todos os sentidos. Os percursos localizados na zona de El Cedro são relativamente curtos e de traçado circular, o que os converte na opção perfeita para as pessoas que quiserem descobrir a parte mais selvagem e pura da ilha em pouco tempo.

Para quem for mais desportista, a partir de El Cedro também partem caminhos que levam diretamente até ao Alto de Garajonay, o ponto mais alto da ilha, e que podem ser realizados em muito poucas horas.

No casario de El Cedro também poderá saborear um apetitoso almoço típico da ilha, provando o famoso potaje de berros (guisado de agriões) que o único restaurante desta zona oferece, servido nos tradicionais almofarizes de madeira.

Depois de uma manhã passada a percorrer os caminhos da ilha, pode almoçar no próprio casario de El Cedro e saborear o típico potaje de berros (guisado de agriões). No entanto, também terá tempo de ir a outro dos cinco municípios da ilha para comer qualquer coisa. Se o que lhe apetece é comer peixe fresco, o seu destino ideal será o Valle Gran Rey ou a zona da Playa de Santiago.  Se preferir uma opção mais rural, poderá dirigir-se aos municípios do norte, Vallehermoso, Hermigua ou Agulo.

Depois de um suculento almoço, será o momento de regressar à capital de La Gomera, mas não sem antes fazer uma ou outra paragem num dos miradouros que encontrará pelo caminho.

É o caso dos miradouros do Roque de Agando, uma paragem obrigatória no trajeto de qualquer turista que visite La Gomera, onde poderá tirar as melhores fotografias desta formação vulcânica que se converteu numa das imagens mais emblemáticas da ilha.

Subtítulo

Buenas prácticas medioambientales

Título

Disfruta de La Gomera sin dejar huella

Imagen
Buenas prácticas ambientales La Gomera