Tudo o que deve saber sobre “O melhor céu do mundo”

Dizem que La Palma tem um dos melhores céus do mundo para observação das estrelas. Mas quais são os melhores locais para o ver?
Contenido

A qualidade do céu de La Palma é uma das grandes atrações da ilha, tornando-a num dos destinos preferidos para o chamado “turismo das estrelas”. Precisamente, para promover o interesse pelo seu céu e pelas suas estrelas, foi desenvolvida uma rede de miradouros astronómicos para contemplação da paisagem estelar. Uma iniciativa que confirma o interesse astronómico de La Palma que, desde 1985, conta com o Observatório do Roque de los Muchachos. Situado a 2400 metros acima do nível do mar, a sua localização privilegiada -com uma atmosfera limpa e estável, sem turbulências- tornou-o num dos observatórios mais importantes do mundo.

Contenido

La Palma tem uma rede de miradouros astronómicos localizados em pontos estratégicos para a observação do céu. Cada miradouro está equipado com painéis interpretativos sobre diversos temas da astronomia, tais como as constelações, os planetas e a lua, bem como a simulação dos equinócios e solstícios. Desta forma, os visitantes são convidados a percorrer a ilha para os descobrir. Seguindo a costa de norte a sul -no sentido do relógio-, estes são os diferentes miradouros que irá encontrar:

Contenido

O nome da montanha onde se localiza este miradouro deve-se ao facto de, nos séculos passados, ter existido aqui um moinho de vento. Situado a 600 metros acima do nível do mar, é um local com pouca poluição luminosa. Os painéis do miradouro falam da Estrela Polar, do Norte e de toda a mitologia relacionada com este ponto cardeal.

Contenido

A 439 metros acima do nível do mar, a montanha de San Bartolo possui um miradouro natural para admirar o céu. A característica mais marcante deste lugar é uma escultura do Salto del Enamorado, uma das lendas trágico-românticas mais emblemáticas de La Palma. Do miradouro, nas primeiras horas das noites de junho e julho, pode-se contemplar a estrela branco-azulada mais próxima da Terra: Vega.

Contenido

Deste miradouro na capital da ilha, pode-se desfrutar de vistas espetaculares do céu a leste e a sul. O seu tema é a antiga visão mitológica dos mares e a estrela Canopus, localizada na constelação de Argos.

Contenido

Trata-se de um miradouro integrado numa área dedicada à história e tradição do município. O dragoeiro, que faz parte de uma das principais lendas da zona, está ligado ao Draco mitológico. A cruz faz parte do firmamento, refletida na constelação do Cisne.

Contenido

Situados a 736 metros acima do nível do mar, os painéis deste miradouro descrevem a vida que se encontra sob a luz das estrelas, como é o caso do morcego-rabudo, a coruja-pequena e o grilo. Também aborda a ligação mitológica entre o vinho e as constelações.

Contenido

Situado na zona de Cumbre Vieja, durante o dia o miradouro oferece vistas espetaculares da cratera e das encostas do vulcão, enquanto à noite converte-se numa autêntica janela para o universo. O desenho e a localização deste miradouro permitem ver o movimento e o pôr do sol ao entardecer, com a ajuda de estelas que assinalam as mudanças de estação.

Contenido

Miradouro urbano com um painel que reúne uma comparação de tamanhos que vão desde o Sol até às maiores estrelas conhecidas. A avenida conta com uma série de placas metálicas embutidas no chão, as quais servem para entender duas comparações do Sistema Solar, as distâncias e os tamanhos.

Contenido

Na costa de Tazacorte, o miradouro de San Borondón faz aproveitamento de um terraço com vista para o Oceano Atlântico para oferecer entardeceres e pores do sol espetaculares. A meio do outono, nas primeiras horas da noite, é possível observar daqui a Estrela Polar e as constelações de Cassiopeia e Cefeu, criadas por um grupo de estrelas menos brilhantes. Se a noite estiver escura e sem lua, também facilmente se vê a faixa brilhante da Via Láctea, desde a Cassiopeia até ao Cisne, na constelação da Cruz do Norte.

Contenido

Este miradouro convida a observar a lua. Dispõe de um mapa lunar e da descrição de atividades práticas para observação da lua, como seguir as suas fases e observar a linha do terminador.

Contenido

Este miradouro situa-se na montanha de Miraflores e permite contemplar magníficas vistas panorâmicas sobre a pitoresca paisagem agrícola da localidade. O seu painel convida a descobrir o firmamento, através da observação de diferentes corpos no céu, como nebulosas, aglomerados de estrelas, estrelas cadentes e planetas.

Contenido

Situado a 574 metros acima do nível do mar, o painel deste miradouro descreve vários temas relacionados com o ambiente, tais como a relação do moinho com a mitologia de Ceres e os dragoeiros.

Contenido

Situado a 2307 metros acima do nível do mar, este miradouro possui umas condições excecionais para a observação. Foi pensado sobretudo para astrónomos amadores mas com conhecimentos avançados.

Contenido

Este miradouro está situado em frente ao monumento erigido em 1985, pelo artista César Manrique, com o objetivo de assinalar a inauguração do Observatório do Roque de los Muchachos. No seu painel estão representadas as “Bandeiras do Cosmos”, desenhadas por ele para este grande acontecimento.

Contenido

Situado na parte alta de El Paso, a 1200 metros acima do nível do mar, durante o dia este miradouro possui umas vistas esplêndidas sobre o vale de Aridane, com o antigo vulcão da Montaña Quemada em primeiro plano. À noite, é uma varanda natural maravilhosa para contemplar uma vista panorâmica única do céu.

Contenido

O painel principal deste miradouro descreve a constelação de inverno Oríon e a sua relação com culturas passadas. Também faz uma comparação do tamanho das estrelas e a sua perspetiva visual em relação a nós.

Contenido

La Palma é um dos territórios pioneiros na aplicação da “Lei do Céu”, aprovada pelo Governo espanhol em 1988 com o objetivo de proteger a qualidade do céu para observações astrofísicas. Esta lei protege La Palma da poluição luminosa, atmosférica e radioelétrica, bem como da poluição que pode ser causada pelas rotas aéreas. Além disso, em 2007, foi assinada a Declaração Mundial em Defesa do Céu Noturno e do Direito de Ver Estrelas (Declaração Starlight La Palma). Esta declaração afirma que: “o direito a um céu noturno não poluído que permita a contemplação do firmamento deve ser considerado como direito inalienável da Humanidade, equivalente a todos os outros direitos socioculturais e ambientais”. Todas estas iniciativas têm como objetivo preservar a qualidade do céu de La Palma para que possamos continuar a contemplar um dos melhores céus do mundo.