Sabe o que é que se sente caminhando pelo céu?

Descubra uma experiência à altura das nuvens

Um pequeno passo para um ser humano, um grande salto para a humanidade. Esta célebre frase, utilizada pelo astronauta Neil Armstrong na sua chegada à Lua, poderia perfeitamente ter sido pensada no miradouro de Abrante. Situado em La Gomera, esta moderna instalação convida-nos a conquistar o vazio com um passeio a mais de 600 metros de altura através de uma passarela de vidro. Uma experiência única, como quer que se veja.

Contenido

A terceira ilha mais pequena do arquipélago canário tem grandes maravilhas naturais para contemplar. Talvez por esse motivo, conta com mais de 30 miradouros distribuídos ao longo do seu território. Há uns celestiais, como o de El Santo e o de La Cruz del Viento; com nomes célebres, como o de César Manrique ou o de Borges; secretos, como o de El Bailadero… E apesar de todos possuírem o poder de deixar as pessoas boquiabertas, há um que está um passo mais à frente no que se refere a espetacularidade.

Contenido

Situado em Agulo, o miradouro de Abrante desafia a gravidade. Uma passarela pelo vazio, de pavimento e paredes transparentes, que permite dar um passeio de 7 metros pelo próprio céu. Sob os seus pés, o que muitas pessoas consideram a localidade mais bonita de La Gomera e os pitorescos bairros que a rodeiam. E, se as nuvens o permitem, pode-se chegar a ver a silhueta do Teide e as costas da vizinha Tenerife. Umas vistas panorâmicas vertiginosas que fizeram deste miradouro um dos imprescindíveis da ilha, apesar de ter sido construído em 2014. No entanto, a magia que envolve este lugar já procedia de muito antes.

Segundo conta a lenda, o nome de Abrante provém de uma jovem local que perdeu o seu amado. Presa da dor e depois de ter provado diferentes remédios, encontrou nesta imponente vertical a única forma de voltar a reunir-se com ele. É possível que isso explique o motivo porque é que é suficiente pôr um pé neste lugar para que o coração se acelere. Se caminhar pelo céu e contemplar uma paisagem com muita história não fosse suficiente, o miradouro de Abrante ainda guarda outra surpresa. No seu interior envidraçado há um restaurante, perfeito para realizar uma paragem e maridar a gastronomia canária com umas vistas totalmente únicas.

Imagen
Roque de los Muchachos. La Palma.
Contenido

Viver em primeira pessoa imagens de postal através destes pontos de vigia não é uma coisa exclusiva de La Gomera. As Canárias contam com uma rede de mais de 80 miradouros habilitados, que são perfeitos para explorar das alturas a sua beleza vulcânica. Adicionalmente, a proximidade entre miradouros permite realizar excursões de carro ao seu ritmo, para explorar a paisagem de diferentes pontos de vista.

Um dos mais destacados desta longa lista é o Roque de Los Muchachos, o ponto mais alto da ilha de La Palma e um autêntico palco de honra a partir do qual se deleitar com a beleza do Parque Nacional de Taburiente ou contemplar um mar de estrelas ao chegar a noite. Em Tenerife, encontra-se o miradouro de Humboldt, um tranquilo lugar com vistas ao vale de La Orotava e às suas infinitas plantações de bananeiras, e donde podemos observar até três vulcões. El Hierro, pela sua parte, dedica um dos seus melhores miradouros ao oceano e às caprichosas formas da sua costa. Do alto de Isora podemos contemplar uma espetacular baía interior fruto de um deslizamento gravitacional sucedido há séculos. Em Gran Canaria, pela sua parte, pode mergulhar na natureza através do Pico de los Pozos de la Nieve, uma varanda natural a quase 2000 metros de altitude, que permite captar a majestosidade de uma autêntica Reserva da Biosfera.

Contenido

Quando a natureza se funde com a arte dá lugar a uma genialidade. Algo que se pode comprovar tanto no miradouro de El Río de Lanzarote como no de Morro Velosa. Ambos têm em comum o selo do artista canário César Manrique, que se nota tanto a nível arquitetónico como na sua interpretação dos espaços. O primeiro deles encontra-se em Lanzarote e é uma das suas criações mais célebres. O segundo ergue-se no Parque Rural de Betancuria e permite ver Fuerteventura em profundidade num simples abrir e fechar de olhos.