Apesar de parecer pequena, a ilha de La Gomera possui inúmeros lugares de interesse turístico que visitar e demorará uns dias, ou mesmo semanas, a poder conhecê-la em profundidade. No entanto, a distribuição das suas localidades e o bom estado das suas estradas permite realizar diferentes roteiros circulares para os visitantes que não dispuserem de muito tempo.
Aqui deixamos-lhe três roteiros rodoviários poderá realizar num único dia, para que não perca os enclaves mais destacados da ilha. Tome nota!
Roteiro 1: As joias do norte de La Gomera desde San Sebastián
Este roteiro começa em San Sebastián de La Gomera, capital da ilha. É muito recomendável, antes de começar, passar pelo Gabinete de Turismo para não perder nada do centro histórico da cidade... E depois de o percorrer e de visitar os lugares mais interessantes do ponto de vista turístico, como a Torre del Conde ou a Casa de Colombo, será o momento de pegar no carro e de se dirigir para o município vizinho de Hermigua, pela GM-1.
Em apenas meia hora de estrada, que serpenteia entre incríveis paisagens, chegamos a Hermigua. Aqui, os lugares a visitar que terá de incluir na sua lista são o Museu Etnográfico de La Gomera, o Parque Etnográfico Los Telares e, obviamente, se a meteorologia permitir, não poderá deixar de dar um banho nas suas piscinas naturais situadas no famoso e imponente pescante de Hermigua, um pontão que permitia a carga e descarga de navios ao largo do município.
A rota pelo norte da ilha continua no município de Agulo, o “bombom” de La Gomera, a escassos minutos de carro de Hermigua. Será o momento de estacionar o carro e de se perder passeando pelas suas ruas empedradas e coloridas.
De Agulo partiremos para o casario de Las Rosas, ainda pela GM-1. Neste ponto, existem diferentes opções para saborear um suculento almoço típico da ilha. Este lugar converteu-se numa visita obrigatória para os visitantes, dado ser o único miradouro com pavimento de vidro de La Gomera e, a mais 600 metros de altura, permitir obter as melhores vistas de Agulo. Muito perto do miradouro, também é possível aceder ao espetacular Centro de Visitantes de Juego de Bolas.
Trata-se de um espaço arquitetónico que mistura uma sala de exposições, um salão de atos, um museu etnográfico, atelieres de artesanato e um jardim botânico. Ideado proporcionar todas as informações necessárias para entender a cultura tradicional de La Gomera e compreender a natureza virgem do Parque Nacional de Garajonay, o Centro de Visitantes é um lugar de visita obrigatória. No seu interior destacam-se a reconstrução de uma habitação tradicional com o seu lagar, incluindo a prensa que servia para fazer o vinho.
O percurso continua atravessando grande parte do Parque Nacional de Garajonay, através da estrada que une Juego de Bolas e La Laguna Grande. Um percurso em que observar em primeira pessoa a majestosidade da floresta de laurissilva.
Uma vez atingida a GM-2 será o momento de regressar a San Sebastián, não sem antes fazer uma paragem no caminho para observar as incríveis formações do Monumento Natural de Los Roques de Agando, com os seus imponentes domos vulcânicos.






Roteiro 2: Localidades de média altitude a partir do Valle Gran Rey
Este roteiro começa no município de Valle Gran Rey, e implica dirigir-se para a localidade de El Cercado. O percurso para a parte alta do município de Valle Gran Rey representa o momento ideal para fazer uma que outra paragem para fotografar a sua paisagem cheia de palmeiras e socalcos. Imprescindível, neste sentido, deter-se no miradouro de El Palmarejo, concebido pelo famoso artista canário César Manrique, o ponto estratégico de onde se assombrar com o palmeiral do Valle Gran Rey.
Deixando para trás os bairros de Arure e Las Hayas, chegará a El Cercado, onde poderá visitar os diferentes ateliers de cerâmica tradicional, bem como o Centro de Interpretação de Las Loceras, para conhecer melhor esta primitiva técnica, já praticada pelos aborígenes de La Gomera que habitavam a ilha antes da chegada dos conquistadores espanhóis. As louçarias souberam honrar o legado dos seus antepassados, mantendo uma tradição com peças únicas, minuciosamente elaboradas à mão, sem ajuda de nenhum torno ou molde.
A escassos quinze minutos de carro, encontra-se a localidade de Chipude. Será o momento de fazer uma paragem para saborear um suculento almoço típico num dos restaurantes situados na praça da vila, e observar o Monumento Natural de La Fortaleza ou a Igreja de Nuestra Señora de Candelaria, do século XVI, antes de continuar para Igualero.
Do miradouro de Igualero terá outra perspetiva de La Fortaleza e poderá observar o incrível monumento dedicado ao Silbo gomero, a linguagem assobiada local.
Já de regresso a Valle Gran Rey, atravessando o monte de laurissilva pela GM-2, chegará a Arure para visitar o miradouro de El Santo. Daqui poderá observar, ao fundo da ravina, o casario de Taguluche, enquanto se aprecia um dos melhores pores-do-sol da ilha.









Roteiro 3. Visita a Playa de Santiago desde San Sebastián
O terceiro roteiro começa em San Sebastián, dirigindo-se para Playa de Santiago, pela GM-2. Em Playa de Santiago poderá passar o dia na praia ou a passear pela sua Avenida Marítima, apreciando o clima cálido do sul da ilha e saboreando o melhor peixe nos seus restaurantes com esplanada.
O percurso de regresso a San Sebastián passa pelo centro do município de Alajeró antes de se meter na GM-2 na direção da capital da ilha, atravessando parte do Parque Nacional de Garajonay e fazendo uma paragem obrigatória no Monumento Natural de Los Roques para apreciar as vistas.





