Os melhores lugares para dar um mergulho em La Palma

Visita às praias e espaços naturais para ir ao banho na Isla Bonita

La Palma tem praias, riachos, cascatas e lagoas onde ir ao banho é um luxo ao alcance de todos. Longe do mundo, paradisíacas, de areia preta ou de água doce filtrada pelas suas montanhas, as praias e lagoas desta ilha, declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, são um presente para o visitante que pode desfrutar de banhos inesquecíveis nestes espaços naturais. Uma coisa é certa quando falamos das praias de La Palma: o substantivo “sobrelotação” é desconhecido e não é necessário levantar-se cedo para conseguir um lugar.

Contenido

Para os visitantes que fogem de sobrelotação, La Palma tem muitos recantos onde se pode tomar banho em privado. Rodeada por falésias e aberta para o Oceano Atlântico, a praia de Nogales oferece tudo o que torna La Palma bonita: montanhas, trilhos, lava, oceano e muito verde. Situada em Puntallana, este espaço natural é uma mistura única de vegetação exuberante e 450 metros de areia preta e fina. É também um dos lugares favoritos dos surfistas. Convém levar comida e água, pois fica longe de tudo. É importante ter muito cuidado com as correntes fortes e as ondas também podem ser fortes. É uma praia em que temos de ter muita precaução.

Chega-se a praia de Echentive atravessando a estrada que ladeia os vulcões de San Antonio e Teneguía. Assemelha-se a uma paisagem lunar que termina numa costa com múltiplas curvas. A maior delas é a desta praia que, além disso, esconde três lagoas na sua margem superior direita.

A praia de la Zamora, no mesmo município, mas no seu extremo ocidental, é outro lugar para desfrutar da solidão e tranquilidade, sem sobrelotação.

Finalmente, a praia de La Veta, em Tijarafe, é acessível por uma estrada estreita e depois por um trilho que demora cerca de 20 minutos. Este trilho conduz a esta praia de areia preta e fina, rodeada por casas curiosas, onde os habitantes locais vão passar o verão.

Contenido

La Palma também oferece possibilidades de ir ao banho nos centros urbanos. Ao longo de toda a avenida de Santa Cruz de La Palma encontra-se a praia deste município. Como se fosse o passeio marítimo de La Palma, oferece descanso e entretenimento aos habitantes de Santa Cruz e a todo aquele que precisa da brisa do mar e de ir ao banho durante todo o ano. Além de ser a maior praia da capital, conta com uma variedade de restaurantes e lojas do outro lado da avenida. Também está devidamente delimitada para que os amantes do kitesurf, windsurf e windfoil possam desfrutar do vento.

O Charco Verde, em Los Llanos de Aridane, é outra praia perto da zona urbana. Fica perto da outra grande praia urbana da ilha, Puerto Naos, que está atualmente fechada devido à libertação de gases da erupção de setembro de 2021. Para admirar os mais belos pores do sol, nada como visitar a praia do porto de Tazacorte. E, se falamos de momentos do dia para admirar, não podemos perder o nascer do sol na praia de los Cancajos, em Breña Baja, no lado leste da ilha. Outra praia urbana, equipada com todo o tipo de serviços turísticos e muito perto da capital e do aeroporto.

Também em Breña Alta encontra-se a praia de Bajamar. Esta praia, uma das mais visitadas pela população local durante todo o ano, é de areia preta e mede aproximadamente 700 metros de comprimento. Aqui, pode-se desfrutar de um banho ou de qualquer um dos cafés e restaurantes nas proximidades.

E depois de uma boa refeição, nada como relaxar na praia do Puerto de Tazacorte, a mais longa com areia preta de toda a ilha (quase 2 quilómetros). Esta praia é ideal para famílias, pois conta com um pontão que trava as correntes marítimas e as ondas. Além disso, tal como as restantes praias mencionadas, tem bandeira azul e dispõe de várias comodidades, como aluguer de redes, passeio marítimo, paragem de autocarro e zonas de estacionamento.

Contenido

A natureza é caprichosa e, nos seus caprichos, dotou La Palma de lagoas e piscinas naturais onde se pode desfrutar de um agradável mergulho. Um óptimo plano para toda a família. As já mencionadas piscinas de Echentive em Fuencaliente, El Charco Azul, em San Andrés y Sauces, e as piscinas naturais de La Fajana, em Barlovento, são de água salgada renovada pelas ondas. Cada uma com zonas de maré calma para os mais pequenos e outras abertas para o mar para sentir o Oceano Atlântico em toda a sua intensidade, sempre abrigados pelas rochas da costa. A Salemera, na costa de Villa de Mazo, também dispõe de uma grande lagoa que faz as delícias de miúdos e graúdos numa pequena e  pitoresca aldeia piscatória. Não menos espetacular é Puerto Paja, em Puntallana, em plena costa e sem serviços nas proximidades, um lugar para escapar de tudo. Ou as da Lomada Grande, em Garafía, às quais se tem acesso por um caminho com um veículo 4x4 e depois por um trilho.

Outro capítulo à parte são os chamados Porís, ou seja, pequenos portos naturais que outrora serviram para atracar barcos que transportavam alimentos e produtos de primeira necessidade às zonas mais remotas. Recantos históricos que se tornaram não só locais de ir ao banho, mas também lugares pitorescos e tradicionais. O Porís de Puntagorda e o Porís de Candelaria são dois bons exemplos disso. O primeiro tem acesso por um caminho que desce da aldeia e por uma estrada. O segundo tem acesso da mesma forma, mas deve-se ter em conta que a estrada é muito íngreme, muito estreita e com falésias nas laterais, pelo que a melhor opção pode ser descer a pé e subir da mesma forma, ou reservar um táxi.

É importante ter em conta que, apesar de serem lagoas, portos e piscinas, é preciso respeitar o estado do mar, pois são alimentados pelas ondas que ali chegam ou estão em contacto direto com o mar. Se o mar estiver agitado, não é aconselhável ir ao banho.

Imagen
Barranco de las Angustias, Caldera de Taburiente
Contenido

Riachos e cascatas de nascente

Para chegar ao riacho da Caldera de Taburiente, tem de se percorrer o trilho à volta dos pinhais que habitam neste Parque Nacional de origem vulcânica. Por outras palavras: entrar no centro da Caldera de Taburiente a partir do miradouro de Los Brecitos (PR LP 13), descobrindo a sensação de entrar nas entranhas da cratera à medida que se desce em direção a ela e admirar os impressionantes diques e picos que a rodeiam. Dentro deste monumento à natureza está também a Cascata de Coles que, graças ao alto teor de ferro das suas águas, apresenta tons únicos de toda a paleta de vermelhos e laranjas.

A água de La Palma seja de nascente ou salgada, proporciona a toda a família banhos de vida, quer se queira fugir das multidões ou almoçar ou jantar a observar o pôr-do-sol junto ao mar.