O que ver em La Palma durante a escala do seu cruzeiro?

Contenido
Contenido

La Palma é um tesouro que concentra todos os encantos e a espetacularidade própria do arquipélago das Canárias em apenas 706 quilómetros quadrados. Artesanato, gastronomia, história, arquitetura tradicional, vulcões, mar, florestas frondosas ou montanhas, tudo sem perder de vista o oceano. Se visitarmos a ilha aquando da escala do nosso cruzeiro, é importante ter em conta as distâncias, bem como as estradas sinuosas da ilha, com as suas vistas magníficas. Uma vez estabelecido o nosso itinerário, estes são os locais a descobrir assim que desembarcarmos na ilha de La Palma, declarada Reserva da Biosfera.

Contenido

A cerca de 40 minutos de carro do porto de Santa Cruz de La Palma, a visita ao Bosque de Los Tilos é imprescindível, pois poderá orgulhar-se de ter estado numa das florestas de laurissilva mais bem preservadas do mundo, especialmente se considerarmos que esta formação vegetal desapareceu da maior parte do planeta há centenas de milhares de anos. Vários trilhos permitem explorar e entrar nesta reserva natural, por isso, para descobrir as suas particularidades o melhor é informar-se no Centro de Visitantes de Los Tilos. Também não deixe de fazer uma paragem na espetacular cascata de Los Tilos.

Contenido

Uma das excursões mais populares, mas também uma das mais longas, é a que nos leva ao Observatório Astrofísico do Roque de los Muchachos. A mais de 45 quilómetros do porto de La Palma, esta é outra coisa a não perder: contemplar o fabuloso espetáculo natural que se estende no sopé do Miradouro do Roque de los Muchachos. A partir daqui, cientistas de todo o mundo observam o Universo através dos potentes telescópios do Observatório com o mesmo nome, um dos mais importantes do mundo. Aqui, terá uma vista inigualável do vizinho Parque Nacional da Caldera de Taburiente, um dos quatro Parques Nacionais das Ilhas Canárias, bem como da paisagem vulcânica e da imensidão do Atlântico. Para terminar, pode completar a visita indo ao Centro de Visitantes do Roque de los Muchachos.

Contenido

As piscinas naturais são uma peculiaridade, e uma grande atração, desta ilha canária. Uma das mais famosas encontra-se no município de San Andrés y Sauces e tem o belo nome de Charco Azul. Um trajeto de apenas 40 minutos separa o porto de Santa Cruz de La Palma desta maravilha da natureza. Um pouco mais a norte, encontraremos as piscinas de La Fajana, no município de Barlovento, três lagoas protegidas das ondas onde se pode desfrutar de um mergulho tranquilo. Entre a imensidão do oceano e as rochas vulcânicas, a natureza conseguiu a impressionante proeza de armazenar estas águas azul-turquesa onde se pode ir ao banho tranquilamente e com o conforto de ter todos os serviços.

Contenido

A capital da ilha alberga um valioso património arquitetónico, caracterizado por edifícios de estilo colonial e atraentes varandas de madeira. Praças e ruas bem cuidadas e com muito charme completam o cenário muito fotogénico de uma cidade com um toque insular.

Contenido

Classificadas como Sítio de Interesse Científico por serem também um local de nidificação de aves migratórias, as Salinas de Fuencaliente situam-se numa das mais belas paisagens da ilha, onde o contraste quase ofuscante do sal com o rosa das lagoas e o preto da rocha vulcânica é impressionante. Vale a pena visitar estas instalações onde a tradição e as modernas técnicas de extração se conjugam num ambiente natural único. Para lá chegar, teremos de percorrer os quase 40 quilómetros que separam a capital da ilha deste oceano branco.

Contenido

No sul de La Palma, em Fuencaliente, encontra-se o vulcão de San Antonio, uma visita obrigatória durante a escala do seu cruzeiro. Poderá subir até à cratera, formada durante as erupções que ocorreram na ilha de La Palma em 1677, e desfrutar de uma das mais belas paisagens das ilhas a partir do miradouro do vulcão. Se, durante o dia, este enclave oferece uma vista espetacular da cratera e das encostas do vulcão, à noite converte-se numa autêntica janela para o Universo. Se quiser saber mais sobre o local, poderá fazê-lo no centro de visitantes. Para os mais intrépidos já se pode visitar o último vulcão nascido na ilha, batizado de Tajogaite, e formado após a última erupção na ilha, em setembro de 2021. As visitas devem ser sempre feitas através de uma empresa de turismo ativo, nunca de forma independente, e devem ser reservadas com antecedência. A rota dura cerca de 2 horas, é de nível fácil e o ponto de partida fica a uns 30 minutos da capital.

O Parque Nacional da Caldera de Taburiente está situado no centro da ilha e é um dos maiores espetáculos naturais de La Palma. Com oito quilómetros de diâmetro, e quilómetro e meio de profundidade, tem uma vista privilegiada a partir do miradouro de La Cumbrecita. A varanda natural está suspensa sobre o abismo da caldeira e só é acessível de carro se tiver reservado um lugar de estacionamento com antecedência. 
 

Contenido

Uma baía protegida por um pontão de rocha vulcânica que abriga águas tranquilas durante todo o ano e uma enorme riqueza de vida marinha. Esta é a praia de Los Cancajos, situada no leste da ilha de La Palma. Com areia preta quente e fraca ondulação, esta praia semiurbana permite praticar mergulho em grutas e snorkelling. Outras praias ao alcance dos passageiros de cruzeiros, onde se pode desfrutar deste prazer, são as praias de Santa Cruz, de Bajamar, de La Salemera (a cerca de 30 minutos do porto) ou qualquer outra praia em Fuencaliente (1 hora do porto).