O que não pode perder em La Palma

Lugares imprescindíveis em La Palma para desfrutar das Ilhas Canárias

La Palma é conhecida pelas suas vastas e frondosas florestas milenares, mas a magia dos seus espaços naturais vai muito além disso. Trilhos entre vulcões e mares de nuvens, miradouros e telescópios espetaculares para contemplar as estrelas ou salinas abertas para o mar são apenas o início de um percurso imprescindível para conhecer a verdadeira essência da ilha.

Contenido

Situado no centro da ilha e sulcado por profundos barrancos, esta imensa caldeira de mais de oito quilómetros de diâmetro tem um protagonista muito especial, a água, que está sempre presente nos riachos e pequenas cascatas no interior do parque. As imponentes paredes verticais que rodeiam a caldeira estão cobertas pelo verde intenso dos frondosos pinheiros, criando uma paisagem magnífica que ficará gravada na retina. Além disso, o pinheiro das Canárias, símbolo natural da ilha, coexiste neste espaço com uma grande variedade de espécies de flora e fauna, muitas delas exclusivas.

Percorrer os trilhos desta maravilha natural permitir-nos-á descobrir os seus recantos, ouvir o som dos pássaros e o sussurro dos ramos das árvores. Após a caminhada, a frescura da água dos riachos convida-nos a parar para recuperar forças e desfrutar intensamente do momento.

Contenido

Esta é uma das rotas mais bonitas do planeta e uma das mais famosas de La Palma, uma vez que, no passado, foi uma importante via de comunicação entre as diferentes regiões da ilha. Sim, há que reconhecer que é difícil se for feito na sua totalidade, mas este percurso de pouco mais de oito horas atravessa o Parque Natural de Cumbre Vieja permitindo-nos contemplar as duas vertentes da ilha, paisagens de cortar a respiração e, em dias claros, as ilhas vizinhas de La Gomera, El Hierro e Tenerife. Espetacular!

E, se tivermos a sorte de viver esta experiência no início do verão, ainda teremos um bónus! A corazoncillo, também conhecida como Lotus hillebrandii, endémica das Ilhas Canárias, está em flor. Extensos mantos exibem uma cor amarela intensa que, juntamente com o verde dos pinheiros, criam um belo contraste no solo vulcânico escuro.

Contenido

Nesta ilha encontra-se uma das florestas de laurissilva mais importantes do mundo. Los Tilos é uma floresta primitiva e húmida, formada por inúmeras espécies vegetais que, em outros lugares, desapareceram no final do Terciário. Os trilhos existentes levam-nos a uma exuberância tal que, em alguns pontos da floresta, nem a luz consegue penetrar. Esta exuberância, por outro lado, permite-nos encontrar fetos gigantes, numerosas espécies de árvores -algumas das quais atingem alturas enormes-, riachos, pequenas pontes de madeira... e, com um pouco de sorte, observar alguns exemplares dos pombos esquivos e tímidos que habitam estas florestas.

Contenido

Situado no cume da ilha, a quase 2500 metros de altitude, e na orla da espetacular Caldera de Taburiente, encontra-se um dos melhores observatórios astrofísicos do mundo. Precisamente esta altitude elevada, juntamente com outros fatores, como a posição geográfica privilegiada e uma atmosfera excecionalmente estável, fizeram com que a astronomia e a astrofísica mundiais procurassem esta ilha canária para instalar os melhores telescópios do planeta. Mas esta qualidade extraordinária tem de ser preservada. Por este motivo, nas Ilhas Canárias existe uma lei específica que protege o céu da poluição luminosa.

Para além de termos diante dos nossos olhos os imponentes telescópios, em cujo interior trabalham incansavelmente os mais proeminentes cientistas de mais de vinte países, o lugar mais alto de La Palma reserva-nos outras surpresas. Com efeito, não só podemos contemplar a impressionante Caldera de Taburiente em toda a sua magnitude, como também ao nosso redor se estende uma natureza vulcânica de tirar o fôlego, aparentemente inerte até ao florescer do laburno e da giesta... Depois, o branco e o amarelo tomam conta da paisagem.

Uma visita obrigatória é também o Centro de Visitantes do Roque de los Muchachos, onde toda a família pode mergulhar nos segredos do universo de uma forma agradável e didática.

Contenido

A capital da ilha é uma cidade acolhedora e encantadora, onde a vida passa sem pressas. Percorrendo as ruas calcetadas do centro histórico, podemos admirar a arquitetura tradicional bem cuidada, na qual se destacam as magníficas varandas das mansões construídas em madeira talhada, sem dúvida entre as mais bem preservadas das Ilhas Canárias. A Plaza de España é uma das zonas mais visitadas de Santa Cruz de La Palma, uma amostra dos melhores conjuntos renascentistas das Ilhas Canárias.

Para aqueles que desejam refrescar-se com um mergulho, a praia de Santa Cruz de La Palma oferece múltiplas opções, graças aos seus 1200 metros de comprimento e 50 de largura.

Esta pequena cidade também acolhe celebrações curiosas. Uma delas é a Danza de los Enanos (Dança dos anões), um espetáculo original que acontece a cada cinco anos no âmbito da Bajada de la Virgen (Descida da Virgem), e a famosa festa de Los Indianos, na segunda-feira de Carnaval, um dos eventos festivos mais singulares da Europa.

Contenido

No sul da ilha encontramos este espetáculo visual onde o branco ofuscante do sal e o rosa das lagoas se destacam na rocha vulcânica escura. Para além da sua indubitável beleza paisagística, este é um lugar de grande valor etnográfico, pois ainda se utilizam métodos tradicionais para a extração do sal, obtendo-se um produto ecológico de extraordinária qualidade que até podemos levar para casa como recordação.

Como se isso não fosse suficiente, Salinas de Fuencaliente foram declaradas Sítio de Interesse Científico por ser um local de nidificação de aves migratórias.

Contenido

Situado no município de El Paso, o novo vulcão é o resultado da erupção que abalou a ilha de La Palma em 19 de setembro de 2021, permanecendo ativa durante 85 dias, expelindo cerca de 200 milhões de metros cúbicos de lava.

Atualmente, qualquer excursão ao vulcão deve ser feita através de uma empresa de turismo ativo. As visitas são feitas por um único trilho habilitado para isso e terminam perto do cone do vulcão, situado a 1131 metros acima do nível do mar. Recomenda-se o uso de calçado confortável e resistente, bem como proteção contra o vento e o sol.

Existe também a possibilidade de contemplar o vulcão a partir de alguns dos miradouros próximos. Entre os mais notáveis estão: o miradouro de El Time (à entrada do município de Tijarafe), o miradouro de Tajuya (no município de  El Paso), ou a marina desportiva de Tazacorte, de onde se podem observar algumas das novas fajãs.

Contenido

Perto da pacata aldeia de Las Tricias encontra-se uma das florestas mais especiais do arquipélago. Conhecida como Dragos de Buracas, nesta zona encontra-se uma das maiores concentrações de dragoeiros das Ilhas Canárias. Passear entre eles admirando a sua beleza é uma das atividades mais originais da ilha.

Imagen
Playa de Nogales
Contenido

Se a ideia é desfrutar do sol e da água, o visitante pode ir até à Praia de Nogales, um paraíso de areia negra e águas azuis no norte da ilha, ou, se a preferência é uma opção mais confortável, pode visitar as piscinas de La Fajana, um spa natural para todos os públicos, uma vez que a sua localização permite ficar protegido das ondas.

Para quem gosta de uma boa caminhada, o município de Villa de Garafía, com barrancos belos e escarpados, bem como vistas deslumbrantes, é ideal para um dia tranquilo. Ou um trilho pelo telhado da ilha, através da Hilera de la Cumbre, para além de qualquer uma das opções acima indicadas.

Por fim, é altamente recomendável visitar o  Miradouro de El Time, cuja vista sensacional sobre os municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte nos recordará as mil razões e recantos pelos quais La Palma é conhecida como La Isla Bonita, além de nos oferecer uma vista inigualável do novo vulcão de La Palma, das escoadas de lava e das fajãs que lhe deram origem.