As suas florestas milenares, um litoral de grande beleza, a pegada vulcânica ou um céu excecional são algumas das principais atrações de La Palma. A UNESCO já reconheceu a sua extraordinária riqueza natural ao declarar a ilha Reserva da Biosfera. Além disso, o seu clima ameno, com uma média de 24º C, faz jus ao famoso termo “eterna primavera” que reina nas Ilhas Canárias. Portanto, visitar La Palma com crianças é um bom plano em qualquer época do ano.
Devido à sua diversidade de paisagens e atividades disponíveis, La Palma é um excelente destino para umas férias em família. Estas são algumas propostas para aproveitar ao máximo a sua estadia na também conhecida como “la Isla Bonita”.
A Caldera de Taburiente: caminhada para os mais pequenos no centro de La Palma
No município de El Paso encontra-se o Centro de Visitantes do Parque Nacional da Caldera de Taburiente, uma impressionante fenda de oito quilómetros de diâmetro e mais de 1000 metros de profundidade. Aqui, no cume do Parque, encontramos o Roque de los Muchachos, o ponto mais alto da ilha a quase 2500 metros de altitude, onde se situa um dos mais importantes observatórios astronómicos do mundo. A Caldera é um espaço natural extraordinário de imponentes desníveis e paredes rochosas, que abriga importantes tesouros naturais entre as suas rochas e barrancos. Aqui, os protagonistas são as cascatas e os riachos, bem como as frondosas florestas de pinheiros canários que cobrem as encostas.
É possível aceder de carro aos miradouros que fazem fronteira com o Parque e desfrutar de uma vista aérea que despertará o instinto aventureiro das crianças. Até se pode experimentar ir pelo Miradouro de La Cumbrecita e depois percorrer o caminho sinalizado que ladeia o cume até chegar ao pinhal. Este passeio traz-nos a sua beleza com a tranquilidade de um caminho mais amplo e seguro, que iremos usar para o regresso se não quisermos passar a noite.
Para fazer excursões com as crianças pelos trilhos e dormir ao ar livre na zona de campismo, à luz das estrelas, devemos ter em conta que há troços muito difíceis. Embora uma opção seja ir pelo barranco de Las Angustias, na zona de Los Barros no município de Los Llanos de Aridane. Este é um percurso quase plano e com várias cascatas. Esta é uma boa forma de se iniciar nas caminhadas, apreciando a paisagem e regressando pelo mesmo caminho depois de uma noite inesquecível longe do mundo e em contacto direto com a natureza.












Doce gastronomia
Em La Palma, as crianças descobrirão como a amêndoa se torna num dos ingredientes de saborosos doces que farão as delícias do seu paladar. Tradicionalmente cultivada nos municípios de Garafía, Puntagorda e El Paso, a sua presença na secção de sobremesas merece uma visita a estes municípios. Aqui, podemos aprender como este fruto chega das amendoeiras à mesa dos restaurantes e das confeitarias. É a rota das amendoeiras em flor, que se faz de preferência em janeiro e fevereiro, embora as confeitarias artesanais com fornos tradicionais a lenha produzam produtos frescos durante todo o ano. Esta viagem ao centro dos sabores pode ser complementada com uma visita aos mercados agrícolas destas e de outras localidades da ilha. Aqui, os produtores locais vendem diretamente os seus produtos, que são a base de uma gastronomia que se distingue pela qualidade e sustentabilidade das suas colheitas. Estes mercados possuem uma zona especial para as crianças se divertirem. Em alguns mercados, existem escorregas, baloiços e até zona de leitura, onde as crianças podem dar largas à sua imaginação, como é o caso do Mercado do Agricultor de Puntallana.






Arte e carnaval nas ruas de Los Llanos de Aridane
Passear pelas ruas de Los Llanos de Aridane é como visitar um museu de arte contemporânea. Nas fachadas dos edifícios que rodeiam a Igreja de Nuestra Señora de los Remedios podem ser admiradas obras criadas por artistas de vanguarda como Fernando Bellver, Ceesepe ou Javier Mariscal. Um verdadeiro deleite para os olhos, que podemos partilhar com os mais pequenos. Cada quadro de grande dimensão pode ser uma história para construir em conjunto sobre o que é visto nele, enquanto as crianças aprendem connosco a descobrir estes tesouros artísticos.
Além disso, se visitarmos a ilha na época do Carnaval, Los Llanos de Aridane convida os mascarados para o surpreendente espetáculo Polvacera de Colores. A celebração acontece no Dia Grande das Festas de Inverno, onde um cortejo de carros alegóricos deixam um rasto de pó branco ao ritmo de batucadas. Um canhão multicolorido aguarda na praça este desfile original, para coroar um dia em que as crianças podem fantasiar-se e juntar-se a este mundo de fantasia.






Perder-se na Floresta de Los Tilos
A Floresta de Los Tilos, em San Andrés y Sauces, é uma explosão de vegetação que encanta à primeira vista. Uma selva tranquila para passear com os mais pequenos da família pelos trilhos que atravessam este reduto de laurissilva, uma floresta primitiva de árvores de folha larga que abundava no planeta há milhões de anos. Antes de iniciar qualquer um dos passeios, é importante informar-se no Centro de Visitantes de Los Tilos para escolher o trilho que melhor se adapta à sua condição física e idade das crianças. Todos os caminhos nos transportarão a um cenário de conto de fadas. Aqui poderemos entrar em túneis esculpidos na rocha e onde a água é filtrada naturalmente. Com toda a certeza, algo que surpreenderá e encherá de entusiasmo os mais pequenos.



Vulcões para todos os gostos
Mas, La Palma é, antes de mais, uma terra de vulcões, como é o caso do novo vulcão de La Palma, em setembro de 2021.
Para visitas familiares, recomendamos especialmente Fuencaliente, onde no Centro de Interpretação do vulcão de San Antonio, vídeos e painéis informativos mostram a impressionante história recente da geologia da ilha. Mas, sem dúvida, a coisa mais incrível é o simulador de terramotos, no qual miúdos e graúdos serão surpreendidos pelo estrondo e pelo movimento do solo. Uma experiência inesquecível! Um agradável passeio leva-nos a contornar a enorme cratera do vulcão de San Antonio até chegarmos ao topo. Daqui podemos contemplar um dos mais belos panoramas vulcânicos das Ilhas Canárias. Junto a ele encontra-se o vulcão Teneguía, cuja última erupção remonta ao ano de 1971. Por fim, se o que quer é entrar nas entranhas da terra, recomenda-se visitar o Centro de Interpretação das Grutas Vulcânicas “Caños de Fuego” (Tubos de fogo), onde os mais pequenos podem aprender a importância ambiental da fragilidade e conservação dos ecossistemas que rodeiam o centro.












Aproveitar praias de sonho e piscinas naturais
Praias com todos os serviços, desde enseadas selvagens a piscinas naturais. Perfeito para deitar e descontrair, ou para sentir a emoção dos desportos náuticos. Em La Palma, todas as famílias encontrarão a sua praia ideal. Por exemplo, Charco Verde, muito perto dePuerto Naos, é uma enseada de areia preta situada entre falésias e bananeiras. O seu mar sempre calmo é o local ideal para desfrutar de um dia de praia com crianças, onde podem fazer caiaque ou mergulho. Há também um bar de praia onde se pode recuperar as forças. As piscinas naturais de La Fajana são um dos locais mais seguros para dar um mergulho com a família. As suas grandes dimensões permitem passar de uma para outra sem deixar de estar protegido das ondas e das correntes.
Outra alternativa é ir às piscinas de Charco Azul, à praia de Los Cancajos, Puerto Naos ou de Santa Cruz de La Palma.






Sair a navegar
Navegar ao longo da costa de La Palma oferece um espetáculo único: a possibilidade de ver uma grande diversidade de cetáceos, como baleias e golfinhos, no seu habitat natural. A diversão está garantida com os passeios de barco a partir do Puerto de Tazacorte ou de caiaque em vários pontos da costa da ilha.






Visitar museus e centros de visitantes
Se desejarmos uma visita mais cultural, o Museu Naval de Santa Cruz de La Palma, o mais visitado da ilha, está situado no interior do Barco de la Virgen, uma reprodução exata de uma caravela que alberga uma fantástica coleção de equipamento náutico. Para as mentes mais curiosas, o Museu Insular, situado num antigo convento franciscano do século XVI, alberga várias secções de arqueologia, etnologia, ciências naturais e náuticas. Para conhecer o passado da ilha, nada como visitar o Museu Arqueológico de Benahoarita, onde os mais pequenos podem aprender sobre os Auaritas ou Benahoaritas, os habitantes da ilha antes da sua colonização e da sua incorporação à Coroa de Castela. Por último, o Centro de Visitantes do Parque Arqueológico de El Tendal contém peças arqueológicas originais, painéis explicativos e audiovisuais e um vídeo mapping que permite conhecer como era a vida dos antigos habitantes de La Palma.






Diversão no Maroparque
Nos seus mais de 7000 metros quadrados podemos usufruir de um parque dedicado à conservação de uma grande variedade de animais exóticos, muitos deles em grave perigo de extinção, entre os quais saguis, crocodilos, cobras, quatis, avestruzes, macacos e até cangurus albinos! Durante o passeio poderemos contemplar uma vegetação abundante, maioritariamente autóctone, e umas vistas magníficas da ilha, do Oceano Atlântico e de Santa Cruz de La Palma. Além disso, o local tem um restaurante e uma cafetaria se precisarmos de descansar e carregar baterias.
Seguir o caminho das estrelas
La Palma possui um céu com uma qualidade excecional, sendo um dos destinos favoritos do chamado astroturismo. Para promover o interesse pelo céu e pelas estrelas, foi implementada uma rede de miradouros astronómicos em diferentes pontos da ilha para desfrutar da paisagem estelar. Cada miradouro está equipado com painéis interpretativos sobre diferentes temas astronómicos, tais como as constelações, os planetas, a lua ou a simulação de equinócios e solstícios.
Para chegar um pouco mais perto do universo, pode-se visitar o recém-inaugurado Centro de Visitantes de Roque de los Muchachos, no parque nacional de La Caldera de Taburiente.
A verdade é que, na ilha de La Palma, as opções para crianças são infinitas e sempre emocionantes. Desde caminhar pelos trilhos mágicos de Los Tilos, dançar com os “anões” de 5 em 5 anos em Santa Cruz de La Palma ou dormir ao ar livre sob um manto de estrelas, esta ilha oferece a aventura familiar perfeita para o visitante.





