La Palma: uma ilha cheia de aventura

Guia para viver experiências inesquecíveis na Isla Bonita

La Palma reúne todas as condições para viver mil e uma aventuras que fazem de uma escapadinha uma memória para toda a vida. Praticar mountain bike, caminhada, mergulho ou uma corrida de montanha entre vulcões, tudo é possível nesta ilha onde os visitantes mais tranquilos também podem desfrutar do silêncio das suas florestas ou da magia da sua costa.

Declarada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, La Palma acolhe várias corridas de montanha, algumas delas de notável caráter internacional, nas quais atletas de elite se reúnem para desfrutar de uma paisagem única em que o silêncio e a natureza se fazem sentir como em nenhum outro lugar do mundo. Uma paisagem onde o tempo parece parar e a aventura se esconde em cada recanto.

Contenido

Para os visitantes mais ousados, a ilha de La Palma acolhe duas das provas desportivas na natureza mais interessantes a nível internacional.

A Transvulcania é uma corrida de montanha que conta com diferentes modalidades, sendo a ultramaratona a mais intensa, com mais de 80 quilómetros. Durante meses, os atletas locais e de todo o mundo treinam em picos e terrenos vulcânicos para percorrer uns 83 quilómetros de trilhos muito duros e com um desnível acumulado de 8500 metros. Além disso, quase todo o itinerário é feito por caminhos sinalizados de acordo com o padrão internacional da Federação Europeia de Caminhadas. Esta corrida, que tem itinerários de grande beleza como a Rota dos Vulcões, percorre os 14 municípios da ilha durante a sua celebração, normalmente no mês de maio. Em cada ponto de refrescamento, os corredores são geralmente recebidos por um público que transmite calor, encorajamento, contribuindo com a sua energia e o seu entusiasmo.

Também o Reventón Trail, em El Paso, é uma prova que tem o privilégio de passar pelos limites do Parque Nacional da Caldera de Taburiente e pelo Parque Natural de Cumbre Vieja, onde se encontra o novo vulcão de La Palma que entrou em erupção em 2021. Esta corrida circular tem o seu início e fim em El Paso e é geralmente realizada no mês de abril. Tem diferentes modalidades com diferentes distâncias e desníveis.

Contenido

Para os amantes de caminhadas, um dos destinos mais procurados é  o Parque Nacional da Caldera de Taburiente, uma fenda de oito quilómetros de diâmetro e até um quilómetro e meio de profundidade, coberta por densas florestas de pinheiros canários e atravessado por profundos barrancos.

A rota mais recomendada é a que parte de Los Brecitos, em Los Llanos de Aridane, e que atravessa o interior do parque por trilhos sinalizados até à zona de campismo, situada junto ao leito do rio. Para sair, pode-se refazer o caminho, mas querendo fazer o circuito completo do parque nacional e não perder a Cascada de Colores é melhor sair pelo trilho El Reventón, que termina na foz do barranco de Las Angustias, em Tazacorte. Para entrar e sair da Caldera de Taburiente no mesmo dia não é necessário tratar de nenhuma licença. No entanto, para pernoitar a licença é necessária, podendo ser obtida online no sítio web dos parques nacionais ou pessoalmente no Centro de Visitantes da Caldera de Taburiente, situado em El Paso.

Contenido

A observação de cetáceos é uma experiência de excelência que pode ser vivida na Isla Bonita a bordo de algumas embarcações autorizadas que oferecem esta experiência a partir do Puerto de Tazacorte. Entre as diferentes espécies de cetáceos que podem ser observadas ao longo do ano destacam-se as baleias-piloto, os golfinhos, os cachalotes, os tubarões e os peixes voadores, e até algumas tartarugas.

Nas águas de La Palma existe uma grande diversidade de animais com mais de 30 espécies identificadas (7 espécies de misticetos e 23 odontocetos) das 89 conhecidas até à data, pertencentes a 7 famílias, entre as quais golfinhos, baleias-piloto, zífios, rorquais-comuns, cachalotes e orcas, entre outros.

Contenido

La Isla Bonita possui uma particularidade para a observação de baleias: os cetáceos nadam muito perto da costa. Por vezes, podem ser vistos a partir das praias e portos. Mas para desfrutar mais desta aventura é melhor afastar-se da costa para ver as espécies maiores, como os rorquais-comuns e os cachalotes.

Esta experiência completa-se com a visão da costa escarpada da ilha, povoada por tradicionais Porís como é o de Candelaria ou o de Puntagorda. Um verdadeiro espetáculo.

É assim que uma viagem a La Palma se transforma numa grande aventura de desportos, natureza intocada e proximidade com as espécies marinhas. Sem dúvida, uma oportunidade única para despertar novas sensações que serão impossíveis de esquecer.