A vida é sustentável nas ravinas radiais e profundas de La Gomera, de vertiginosas paredes verticais, que desembocam em belos vales que levam ao mar, onde poderemos dar um mergulho em qualquer época do ano graças à benignidade da sua meteorologia. Os seus 378 quilómetros quadrados levam-nos por uma ilha quase virgem onde a natureza permanece praticamente intacta. Toda ela está percorrida por mais de 600 quilómetros de caminhos habilitados, que se encontram na App de Info La Gomera.
Património da Humanidade pela UNESCO: Parque Nacional de Garajonay
No seu interior alberga a maior extensão de laurissilva da Europa. Trata-se de um tipo de floresta húmida que há 65 milhões de anos cobria o velho continente quase por completo. Situada no interior do Parque Nacional de Garajonay, dividido entre os municípios de Vallehermoso, Agulo, Valle Gran Rey, San Sebastián de La Gomera, Alajeró e Hermigua, é uma joia natural própria do Terciário. Nela podemos encontrar faias, urzes, loureiros, fetos e mais de vinte espécies que formam a laurissilva. O Parque pode ser percorrido facilmente graças aos numerosos caminhos que o atravessam, através dos quais este paraíso natural eleva o espírito.









Património Cultural Imaterial da Humanidade: Silbo gomero
A linguagem assobiada de La Gomera possui um valor excecional como exemplo do génio criador humano. Está dotada de uma grande complexidade técnica e estética, dado tratar-se de um sistema de comunicação concebido para facilitar a sobrevivência, bem como uma expressão da cultura popular de um território. Trata-se de uma linguagem que reproduz outra língua, em convivência com a língua espanhola de forma não excludente nem competitiva. Além disso, a linguagem assobiada de La Gomera é transmitida de umas gerações para outras mediante a mesma técnica, utilizando os dedos de forma particular com o objetivo de que o ar que sai da boca produza sons que são palavras e frases classificadas que formam uma mensagem concreta.
O silbo gomero (linguagem assobiada) é ensinado em todos os centros escolares de La Gomera, de modo que é habitual ver e ouvir esta linguagem entre os habitantes de La Gomera quando comunicam a longas distâncias.



Reserva da Biosfera de La Gomera
La Gomera mantém quase intactas muitas das suas tradições e conserva uma grande riqueza biológica. Conta com um total de 4182 variedades, das quais 1063 são endémicas e 268 são exclusivas da ilha. A melhor forma de conhecer a Reserva da Biosfera é percorrer a pé os seus caminhos.
- A GR-131 Cumes de La Gomera. Liga San Sebastián de La Gomera à praia de Vallehermoso e ao longo das suas três etapas atravessa grande parte dos ecossistemas da ilha.
- A GR-132 Costas de La Gomera. Permite apreciar uma impressionante paisagem, sulcada com profundas ravinas e imponentes falésias.
Espaços Naturais Protegidos de La Gomera
Além do Parque Nacional de Garajonay, La Gomera possui 17 Espaços Naturais Protegidos. Trata-se de oito monumentos naturais, três sítios de interesse científico, uma paisagem protegida, uma reserva natural integral, uma reserva natural especial, um parque natural e um parque rural. Os percursos são únicos.






Património de Baleias de Toda a Europa reconhecido pela Aliança Mundial de Cetáceos
Ao longo da faixa marinha que rodeia a ilha de La Gomera vive uma população de uns 200 exemplares de baleias-piloto tropicais e outras diversas espécies de cetáceos, incluindo várias de golfinhos. Além disso, a zona ocupa um lugar destacado na rota migratória destes mamíferos marinhos que podem ser observados a partir das embarcações autorizadas a apenas vinte minutos da costa. As excursões partem do porto Las Vueltas, em Valle Gran Rey, de Playa de Santiago, em Alajeró, e de San Sebastián de La Gomera.





