Superar-se é a essência do desporto e esta é uma máxima que se cumpre a cem por cento quando realizamos atividade física numa ilha como La Gomera, com mais de 600 quilómetros de caminhos que sulcam as suas montanhas e falésias, declarados Reserva da Biosfera pela UNESCO. Por isso, é o lugar ideal para nos pormos em forma e ampliar os nossos limites. A natureza selvagem e as águas do oceano Atlântico tornam inesquecível um treino que nos será útil também para a vida. O Parque Nacional de Garajonay foi reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO, mas além disso, a faixa marinha que rodeia a ilha é Património Mundial de Cetáceos, depois de receber o Whale Heritage Site que confere a Aliança Mundial de Cetáceos, o que dá uma medida da qualidade das suas águas, que podem ser aproveitadas durante o ano inteiro graças ao bom tempo. Estas são algumas das atividades desportivas que se podem realizar em La Gomera:
Caminhada
A natureza de La Gomera cativa assim que se vê, mas ao percorrer os seus mais de 600 quilómetros de caminhos a visão que se tem dela é mais profunda, porque se converte num amor para toda a vida. O mapa de caminhos está disponível na app Info La Gomera, e inclui 59 caminhos, 18 deles percorrendo o Parque Nacional de Garajonay, enquanto 41 são roteiros lineares e circulares com diferentes dificuldades, que podem ser realizados por toda a geografia insular. Adicionalmente, entre estes roteiros encontram-se a GR-131, que une San Sebastián de La Gomera com a praia de Vallehermoso, e a GR-132, caminho circular que percorre a ilha através das suas costas.






La Gomera Paradise Trail
Para as pessoas adeptas das corridas de montanha, este evento anual que atrai corredores do mundo inteiro é incontornável. Ponha à prova os seus limites com a orografia de uma ilha que, em apenas vinte minutos de carro, passa do banho no mar aos mais de 1487 metros de altitude do Parque Nacional de Garajonay. De facto, é necessário superar 3800 metros de desnível na distância mais importante desta corrida, que percorre maravilhosos recantos do norte de La Gomera, como o miradouro de Abrante, do arquiteto canário José Luis Bermejo, em Agulo, ou a barragem de Los Tiles, em Hermigua, para chegar à meta, em San Sebastián de La Gomera. Trata-se de uma das corridas de montanha mais exigentes, com distâncias que vão da Starter (10 km), um roteiro de caminhada para quem quiser apreciar a montanha ao seu ritmo, à Maratona (47 km), passando pelo Trail (30 km) e pelo Mini Trail (15 km).






Regata Colombina
Uma das competições náuticas mais importantes de Espanha é celebrada em La Gomera. Trata-se da Regata Colombina, que une o porto de Huelva com o porto de San Sebastián de La Gomera. Trata-se do trajeto que Cristóvão Colombo realizou para se dirigir para o Novo Mundo em 1492, e inclui travessias especialmente duras que fazem as delícias dos amantes deste desporto. A regata está pensada para embarcações que navegam como autênticas fórmulas um, com lanços de mar aberto onde as equipas e os comandantes dos barcos gozam de uma experiência inesquecível.
Concurso Fotosub
Mergulhar nas águas de extraordinária qualidade de La Gomera, consideradas Património de Baleias da Europa pela Aliança Mundial de Cetáceos, é uma delícia que atrai à ilha os amantes deste desporto. Adicionalmente, o concurso Fotosub La Gomera reconhece as imagens que tiram dos seus fundos marinhos vulcânicos com inúmeras espécies, um autêntico tesouro para os fotógrafos. Foram estabelecidas as categorias de paisagem, vertebrados, invertebrados, modelos e câmaras compactas.






Cicloturista
Este evento tem-se consolidado dentro do mundo do ciclismo como uma das provas mais esperadas do ano, com um percurso de 100 quilómetros e 2800 metros de desnível positivo. A prova percorre municípios como San Sebastián de La Gomera, Vallehermoso, Agulo e Hermigua. La Gomera é uma ilha muito especial para o ciclismo na natureza, dado que possui 7 roteiros sinalizados para bicicletas, que somam 90 quilómetros e que estão disponíveis na app Info La Gomera.



Talisker Race
A regata a remo mais dura do mundo percorre as mais de três mil milhas náuticas que separam La Gomera das ilhas de Antígua e Barbuda nas Caraíbas. Reúne anualmente centenas de pessoas que se agrupam em equipas de diferentes países para as percorrer desafiando o Oceano Atlântico. A travessia é realizada em embarcações a remo de dimensões não superiores aos nove metros, e tem o porto de San Sebastián de La Gomera como ponto de partida de uma aventura da que nenhum dos navegantes regressa igual que zarpou, depois de 40 dias no mar.



Challenge Tour Tecina Golf
La Gomera faz parte do melhor circuito da Europa com este torneio que reúne os grandes jogadores do mundo. Situado em Playa de Santiago, no município de Alajeró, os 18 buracos com vistas para o mar convertem-se num desafio para as centenas de participantes, de que só 60 passam a primeira volta.





