A particular orografia de La Gomera oferece uma extensa rede de miradouros que lhe permitem apreciar cada paisagem entre um conjunto de sensações diferentes.
Cada um deles encerra um encanto especial e produz um impacto com a sua diversidade e as suas vistas panorâmicas.
Neste artigo centramo-nos nos miradouros em que observar marcos geológicos, a evidência clara da origem vulcânica de La Gomera e uma das características mais importantes que marcará cada passo do percurso da sua viagem.
La Gomera foi formada há 12 milhões de anos e apresenta-se atualmente de forma adormecida e em calma. A ilha não teve erupções vulcânicas em 2 milhões de anos, de modo que a erosão foi esculpindo ravinas, falésias, penedos ou praias com formas muito singulares, que se apresentam como testemunhos da intensa atividade vulcânica que sucedeu outrora.



Miradouros de Los Roques
Los Roques impregnam com a sua majestosidade a paisagem insular. Este conjunto de miradouros é excelente para contemplar os roques de Agando, Ojila, La Laja ou Carmona e La Zarcita. Estes monumentos geológicos são os protagonistas da paisagem e foram considerados sagrados pelos aborígenes de La Gomera.
Nos dias adequados poderá observar cascatas de névoa que caem precipitando-se pelas encostas das montanhas. Um fenómeno muito especial que agradecemos aos ventos alísios.
Os roques são antigas chaminés de saída de magma em que se formaram grandes acumulações de lava. Com a passagem do tempo, modelados por anos e anos de erosão, ficaram a descoberto, emergindo como impressionantes presenças sobre a natureza circundante.









Miradouro de Igualero
O miradouro de Igualero destaca-se pela vista que oferece da Fortaleza de Chipude, uma formação rochosa de cimo aplanado com 1240 metros de altitude.
Também poderá observar a ravina de Erque, de 7 quilómetros de extensão e 800 metros de altitude, onde a água foi moldando a imponente beleza que acompanha cada passo.
Aqui encontramos o monumento ao silbo gomero, símbolo da característica e ancestral linguagem assobiada local, surgida da necessidade de comunicar e que ainda perdura nos nossos dias.
O miradouro está perto de El Cercado, lugar imprescindível para nos embrenharmos nos costumes e na história da ilha através do seu particular artesanato.






Miradouro de El Santo
Na localidade de Arure encontramos este miradouro, encaixado entre dois imponentes relevos e que se perde tranquilamente para desembocar no mar. Poderá observar claramente as diversas composições das camadas sedimentares. O carácter impermeável das rochas e dos sedimentos permite o aparecimento de numerosos mananciais e fontes que impregnam de verde esta pitoresca ravina.
Este miradouro, com as suas exclusivas vistas de Taguluche, é especialmente interessante para observar tanto os entardeceres no mar como as infinidades de estrelas que se veem graças aos límpidos céus da ilha. Ao longo da tarde podemos escutar os chocalhos das cabras no seu regresso caminhando entre as verticalidades impossíveis das encostas.



Miradouro César Manrique
Este miradouro é obra do artista canário César Manrique, e oferece uma espetacular vista da ravina de Valle Gran Rey. As águas filtradas através dos materiais permeáveis das diversas camadas regam todo o vale permitindo a cultura em socalcos. A qualidade desta água é transmitida para os sabores dos produtos locais que podem ser consumidos nos restaurantes da ilha. As numerosas palmeiras salpicam toda a paisagem característica da zona.
Nas noites de inverno, se dirigirmos o olhar para Valle Gran Rey, precisamente no momento do pôr-do-sol, podemos observar a constelação de Oríon com o seu característico cinturão de três estrelas.






Alto de Garajonay
Este miradouro, situado no ponto mais elevado de La Gomera, permite, graças à sua vista panorâmica de 360 graus e aos seus mais de 1480 metros de altitude, observar a grandeza da beleza que cobre toda a ilha. Em dias claros podemos divisar claramente as outras ilhas do arquipélago canário como imagem de fundo.
O miradouro do Alto de Garajonay encontra-se na meseta central da ilha, que representa o ponto de partida das profundas ravinas que percorrem La Gomera.
Antigo lugar de culto dos povoadores pré-hispânicos que escolhiam os lugares mais simbólicos da ilha, tal como demonstram os diversos restos encontrados na zona.






Miradouro de Abrante
Localizado a 625 metros de altitude, por cima do município de Agulo, este miradouro com a sua estrutura envidraçada disposta como uma varanda oferece-nos, nos dias claros, umas vistas de excecional beleza da ilha vizinha.
Esteve a chover na zona alta da ilha? É possível que possa contemplar espetaculares saltos de água: as cascatas de La Vica, El Chorro e La Zula.
Consulte toda a rede de miradouros








