A ilha de La Gomera é turisticamente conhecida pelas suas paisagens e caminhos; mas se há um elemento que verdadeiramente encanta todas as pessoas que a visitam, é o seu sabor.
A gastronomia local caracteriza-se pela sua variedade e pela autenticidade dos seus sabores. Papas arrugadas, mojos, queijos, miel de palma, almogrote, potaje de berros, gofio, doçaria, etc. Tudo isto faz parte de uma grande lista de deliciosos pratos e produtos com que descobrir a autêntica essência de La Gomera.
Abra espaço na sua barriga, porque estes são os pratos e produtos gastronómicos que não pode deixar de provar na sua visita a La Gomera.






Miel de palma, um xarope natural e requintado
Encontramo-nos perante o produto estrela da gastronomia de La Gomera e um ingrediente imprescindível em todas as cozinhas da ilha. O miel de palma é obtido através da cocção do guarapo ou seiva de palma, que se extrai do coração da palmeira.
Para conseguir este produto, as palmeiras são cuidadosamente curadas dia após dia, acedendo ao coração, e raspadas todas as tardes para conseguir que expulsem esta seiva durante a noite.
Depois de se ter extraído guarapo suficiente, este é cozinhado até atingir uma textura semelhante à do caramelo líquido. O produto que se obtém é a seiva de palma, conhecida popularmente na ilha como “miel de palma”.
Hoje em dia, a seiva ou xarope de palma é um dos elementos gastronómicos mais representativos da ilha, incluído tanto em pratos salgados como em sobremesas.






Almogrote, muito mais que queijo
Uma das joias da gastronomia de La Gomera é, sem dúvida nenhuma, o almogrote. O seu intenso sabor é devido aos ingredientes com que é elaborado. À base de pedaços sobrantes de queijo curado que ficam duros e mojo picón, um molho típico das Canárias, consegue-se uma mistura com uma textura semelhante à do paté, que representa uma experiência única para qualquer paladar.
Um produto próprio da ilha que se converteu na entrada obrigatória de qualquer refeição em La Gomera e que é uma das marcas da identidade gastronómica canária.



Doces de La Gomera, uma sensação apaixonante
Destacados dentro da gastronomia de La Gomera são os seus doces. Existe uma grande variedade que inclui as bolachas caseiras, os bollos de manteca, a torta de Bilana e a torta de cuajada, entre outros. Todos eles sempre elaborados de forma tradicional e artesanal.
De todas estas delícias, as bolachas caseiras converteram-se num imprescindível que não pode faltar na mala de regresso de qualquer pessoa que visite La Gomera, se é que pode aguentar não as comer no momento.









Potaje de berros, um guisado estelar
Um dos pratos que não pode faltar em qualquer mesa de La Gomera é o potaje de berros, elaborado à base de agriões, um vegetal famoso na ilha, batatas e costelas de porco, que lhe dão esse toque diferente.
O seu sabor único, obtido graças à sua elaboração de forma tradicional e à frescura dos seus ingredientes, converte-o num prato saboroso, ideal para saborear sobretudo nas zonas altas da ilha.
Uma vez na mesa, este prato pode ser acompanhado com bom gofio da ilha, queijo branco e um pouco de cebola picada.



Gofio, o “superalimento”
O acompanhamento perfeito de qualquer guisado é o gofio. Elaborado com o grão tostado de cereais como o milho, o trigo ou a cevada, foi durante muito tempo um dos alimentos básicos dos habitantes da ilha, sendo atualmente considerado pela ciência como um “superalimento”.
O intenso sabor do gofio de La Gomera conferiu-lhe justa fama entre os restantes gofios elaborados noutras ilhas. Além do seu consumo com guisados, também se utiliza com frequência para a elaboração de pratos típicos da ilha como o "escaldón”, uma sopa, ou as “pelotas de gofio” (“pellagofio”), conseguidas mediante a sua mistura com mel e amêndoas.






Vinhos de La Gomera, puro culto mundial
Todos os alimentos e pratos anteriores combinam perfeitamente com os vinhos elaborados na ilha, que na sua grande maioria são produzidos a partir da casta denominada forastera gomera, uma uva única e exclusiva de La Gomera que, para mais, é pré-filoxera e de verdadeiro culto entre os amantes do vinho do mundo inteiro.
A viticultura na ilha de La Gomera é um labor heroico, marcado pela própria orografia da ilha, a que os viticultores tiveram de se adaptar com a criação de socalcos em lugares muito pouco acessíveis.
Na atualidade, na ilha são elaborados vinhos tintos, rosés e brancos, sendo a maior parte da produção de vinho de uva branca. A maioria deles, aliás, de cultura ecológica.






Gomerón e mistela, maravilhas para depois de comer
Além dos vinhos, na ilha de La Gomera poderá encontrar alguns requintados licores e vinhos generosos. Entre estes destaca-se o gomerón, uma bebida típica de La Gomera, elaborada com uma mistura de mel ou xarope de palma e aguardente vínica, e que se caracteriza pelo seu intenso sabor.
Pela sua parte, outra bebida típica de La Gomera que nenhum visitante pode deixar de provar durante a sua estadia é a mistela. Trata-se de uma bebida elaborada à base de vinho branco, casca de laranja e açúcar caramelizado, que depois de bebida deixa notar o sabor doce do açúcar e o amargo da laranja, e que se utiliza como toque final para uma boa refeição.