Festas populares mais representativas de La Gomera

As chácaras e tambores acompanham as celebrações neste enquadramento natural único, sem nunca deixar de cantar e dançar.
Contenido

Em La Gomera o tempo passa sem que nunca saibamos a onde nos levará. Esta delicada ilha quase redonda mas de altas montanhas e profundos desfiladeiros reúne nos seus apenas 397 quilómetros quadrados florestas da Era Terciária, enseadas solitárias e praias paradisíacas. Neste enquadramento, tradições como a linguagem assobiada de La Gomera, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, mantiveram-se quase intactas. Esta forma de comunicação, única no mundo, dá uma medida da autenticidade da população da ilha, que soube superar as dificuldades da sua orografia com personalidade própria.

 

A natureza virgem é a protagonista, de modo que foi declarada pela UNESCO Reserva da Biosfera. Possui 17 espaços naturais protegidos incluindo o Parque Nacional de Garajonay, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Ao longo dos seus municípios escutam-se os sons das chácaras, um tipo de castanholas de grandes dimensões típicas das Canárias, e dos tambores, que levantam o espírito para acompanhar a cantar os grupos que se deslocam durante as festas populares de uma comarca para outra, muitas vezes subindo e descendo por este enquadramento natural único, sem nunca parar de dançar. Estas são algumas das datas que não podemos perder para participar das suas celebrações:

Contenido

 

Festas quinquenais em honra da Virgem de Guadalupe. São celebradas cada cinco anos no mês de outubro em honra da que recebe o carinhoso apelativo de "La Morenita de Puntalla". A romaria associada é de grande tradição entre os pescadores da zona. Os que participam na festa deslocam-se de barco até à ermida e santuário de Nuestra Señora de Guadalupe, na zona de Puntallana, e a partir daí levam a Virgem a San Sebastián de La Gomera.

 

Festas Colombinas. Celebram-se em setembro com diversas atividades como exposições, concertos, conferências, teatro e eventos desportivos. Comemoram a partida de Cristóvão Colombo de La Gomera para o Novo Mundo, dado que este foi o último porto em que as caravelas se abasteceram e onde recolheram a água com que a América foi batizada.

 

Carnaval de San Sebastián de La Gomera. É celebrado em fevereiro e conta com o seu particular desfile de disfarces e atuações musicais. Com as eleições de rainhas do Carnaval, pregões e carros alegóricos, são dias de festa que se vivem de forma intensa, atirando-se pó de talco, uma tradição popular que os torna ainda mais divertidos. A sua essência é a alegria de festejar, também longe das aglomerações, a cor e a originalidade de uma população que adora sair para a rua para partilhar bons momentos a dançar ao sol e às estrelas.

Contenido

 

Festas de El Paso. São celebradas em setembro e são uma das melhores oportunidades para apreciar o som das chácaras (tipo de castanholas), tambores e romances de La Gomera.

Festas de Santiago Apóstolo. São celebradas no mês de julho em Playa de Santiago com torneios, verbenas, festivais infantis e atos religiosos em que as chácaras (tipo de castanholas) e tambores acompanham a procissão, dando ao momento uma grande emotividade.

Contenido

 

El Ramo de Arure. Coincidindo com a celebração de San Salvador, em agosto realiza-se esta oferenda que consiste numa armação realizada com um talo de cana doce profusamente adornado com flores, frutas e doces. O momento está unido ao ritual religioso, acompanhado por chácaras (tipo de castanholas) e tambores, canto de romanceiro e dança.

Contenido

 

Fogueiras de San Marcos. Em abril, na véspera de San Marcos, vive-se uma das noites mais mágicas de La Gomera, quando se saltam as fogueiras. Trata-se de um encontro festivo, religioso e pagão que todos os anos confirma uma antiga tradição que foi sendo passada de geração em geração.

 

Festa de Las Rosas. É celebrada em agosto no bairro da localidade com o mesmo nome e são um importante ponto de encontro para vizinhos de toda a ilha que acorrem ao baile e à feira tradicional. Nesta podem ser encontradas valiosas peças da cerâmica de La Gomera e produtos elaborados com mel de palma, cujo centro de interpretação se encontra em Vallehermoso. O centro de interpretação Las Loceras encontra-se em Chipude, também no município de Vallehermoso, e constitui um lugar privilegiado para conhecer os processos de elaboração da cerâmica tradicional de La Gomera.

Contenido

 

Festas de La Candelaria. São celebradas em agosto na zona de Chipude. A tradição consiste em cantar romances à Virgem, de modo que é um lugar de encontro para os mais importantes tocadores de chácaras (tipo de castanholas) e tambores da ilha.

Contenido

 

Festas de El Cedro. São celebradas em agosto na ermida de Lourdes, situada num dos caminhos da floresta de laurissilva de El Cedro, no Parque Nacional de Garajonay. Impressiona ver sair a Virgem de Lourdes em procissão através da floresta até ao casario com o acompanhamento de tambores, chácaras (tipo de castanholas) e bailes.