Conselhos para praticar caminhada

ID
me-quote-27af1cc1-abf4-4cf8-a260-0ec42b92c4ef
Cita

…parecia que tínhamos chegado ao final do caminho e resulta que era só uma curva aberta a outra paisagem e a novas curiosidades.

Autor

José Saramago

Alineación texto
Centro
Contenido

A caminhada é uma das atividades desportivas que os visitantes de La Gomera mais escolhem. Sabe porquê? Porque permite gozar do ar limpo, porque se pode escolher entre caminhos de diversas dificuldades, porque melhora a saúde de forma integral e, sobretudo, porque permite conhecer a ilha passo a passo.

 

Queremos dar-lhe algumas sugestões para que possa viver a experiência com uma melhor preparação.

Contenido

Antes de começar é importante informar-se sobre o estado e as condições do caminho que tiver escolhido. Pode informar-se ou obter recomendações nos gabinetes de turismo, no centro de visitantes do Parque Nacional de Garajonay ou no ponto de informação de La Laguna Grande. É importante conhecer pelo menos a quantidade de quilómetros, o nível de dificuldade, onde começa e onde termina, bem como o estado atual do caminho. A página oficial de turismo oferece uma lista detalhada de todos os caminhos de La Gomera. Adicionalmente, no sítio na Internet do Parque Nacional pode ver especificamente os roteiros que atravessam o Garajonay.

Contenido

Que tempo fará na sua caminhada? O clima de La Gomera geralmente é muito bom durante o ano inteiro para a prática da caminhada, de modo que é muito provável que possa realizar qualquer excursão pelos seus mais de 600 quilómetros de caminhos. No nosso sítio na Internet oficial pode informar-se sobre as condições meteorológicas de La Gomera. Temos de ter em consideração que o Parque Nacional de Garajonay está muitas vezes banhado por uma espessa neblina, e é precisamente aí que radica a sua especial beleza. A floresta atua como uma grande esponja absorvendo a humidade trazida pelos ventos alísios.

É recomendável caminhar no Parque Nacional quando está coberto por neblina? Sem dúvida, SIM.

Contenido

Para poder aproveitar plenamente as vantagens da caminhada, a comodidade no calçado e no vestuário é muito importante, sobretudo se formos realizar longas caminhadas. O que no princípio é um pequeno incómodo, com o tempo pode chegar a ser bastante doloroso. O ideal é utilizar calçado especial para trekking, com sola grossa, que agarre o tornozelo e que seja impermeável. E tenha em consideração que não é o momento para estrear calçado! Há meias especiais para trekking, não podem ser finas para evitar roçaduras. O tecido variará segundo se se utilizam no inverno ou no verão. Quanto à roupa, tem de permitir bem o movimento, nem muito apertada nem muito larga. Leve uma peça de abrigo e um impermeável, mesmo que seja verão, não vá ser que o tempo mude.

Contenido

Mesmo que já se tenha informado sobre o roteiro, e apesar de em geral estarem muito bem sinalizados, sempre é recomendável levar um mapa. Pode ser no telemóvel ou num GPS, mas leve-o também em papel, para o poder consultar se ficar sem bateria. Nos gabinetes de turismo e pontos de informação encontrará mapas detalhados dos caminhos da ilha.

Contenido

Para muitas pessoas é muito útil levar um ou dois bastões. Os bastões ajudam a manter o equilíbrio, a distribuir melhor o peso tanto nas subidas como nas descidas, a reduzir o cansaço nos joelhos e tornozelos, e também permitem que exercitemos a parte superior do corpo.

É aconselhável regular a altura para que os braços fiquem a 90º, de modo que nas descidas terá de os alongar uns 5 ou 10 cm para que lhe resultem cómodos.

Contenido

Apesar de a comida ser uma escolha pessoal, convém ingerir alimentos energéticos como proteínas e hidratos de carbono para ter força durante o percurso. Os frutos secos também são uma boa fonte de energia. A água é imprescindível, pelo menos um litro e meio. É necessário beber de forma regular, não esperar a ter sede. É aconselhável fazer paragens curtas para não arrefecer os músculos.

Contenido

A mochila tem de ser muito cómoda, preferivelmente com fixação na cintura para que não lhe bata nas costas ao caminhar, com muitos bolsos e impermeável (um saco de plástico também serve).

Na mochila poremos protetor solar, alguns pensos rápidos, um chapéu ou boné, um saco para trazer o lixo que gerarmos, o telemóvel e, obviamente, comida e bebida.

Contenido

La Gomera preserva a beleza da sua natureza graças à consciência de todas as pessoas que a visitam, é bom que faça parte de todas as que se esforçam para a conservar. Não deixe resíduos, cuide da flora e fauna, não acenda fogos e conte a toda a gente a sua experiência para que conheçam esta ilha de forma respeitosa.

 

Existem diferentes empresas de caminhada em La Gomera com que poderá realizar excursões interpretadas.

Subtítulo

Buenas prácticas medioambientales

Título

Disfruta de La Gomera sin dejar huella

Imagen
Buenas prácticas ambientales La Gomera