Calendário anual para desfrutar de eventos astronómicos na ilha com o céu mais limpo da Europa
Declarada Destino e Reserva Starlight, La Isla Bonita é um dos lugares favoritos para os amantes da astronomia desfrutarem da chuva de estrelas durante todo o ano. Com um dos céus mais limpos do mundo, e uma rede de miradouros astronómicos que abrange todos os municípios, nas partes mais altas da ilha pode ser vista a Via Láctea num espetáculo que cativa e surpreende.
Onde ver as Leónidas, as Perseidas e as Gemínidas
O incrível céu de La Palma é uma das razões pelas quais, desde 1985, a ilha tem um Instituto de Astrofísica das Canárias, onde reside uma comunidade de cientistas internacionais que colaboram na investigação espacial.
Situado a 2426 metros acima do nível do mar, o Roque de los Muchachos é um dos melhores lugares do mundo para a observação das estrelas, graças ao fenómeno conhecido como Mar de Nuvens que bloqueia a poluição luminosa das cidades costeiras.
Em todos os seus municípios La Palma conta também com uma Rede de Miradouros Astronómicos que compõem um museu astronómico ao ar livre, com diferentes temas que vão desde a interpretação do céu à simulação dos equinócios e solstícios. Os amantes do céu noturno também podem desfrutar da ampla oferta presente na ilha, que inclui trilhos e locais de interesse astronómico.
A arqueoastronomia também segue o rasto dos primeiros colonos da ilha, os Awara,que, segundo novas investigações, registaram antigos marcadores estelares, solsticiais e equinociais em diferentes gravuras rupestres e amontoados de pedras.







Como ver a chuva de estrelas em La Palma
Para tornar a observação da chuva de estrelas o mais frutífera possível, o Conselho Insular publicou um Guia de Astroturismo que inclui recomendações como o uso de roupa quente e confortável, bem como comida e bebida, porque se há uma coisa que a observação astronómica requer é paciência.
Para a observação do cosmos a olho nu, recomenda-se também a limitação do uso de lanternas e faróis que dificultem a contemplação de outros utilizadores, o respeito pela observação dos veículos que circulam na zona, a proibição de ruído, pôr música ou deixar lixo nos locais de observação.






Chuva de estrelas durante todo o ano
Durante todo o ano, o céu de La Palma oferece um espetáculo que pode ser seguido quase mês a mês.
- A chuva das estrelas Quadrantidas, por exemplo, acontece de 27 a 10 de janeiro e pode-se ver em La Palma. A atividade não cessa em nenhum destes dias.
- A chuva de estrelas Líridas acontece nos dias 21 e 22 de abril e é visível a partir de La Palma. É uma chuva de meteoros de força média que normalmente produz boas taxas de meteoros durante três noites.
- A chuva das estrelas Aquáridas ocorre de 29 de abril a 2 de maio. Em La Palma a melhor hora para as ver é antes do nascer do sol.
- A chuva de estrelas Alfa Capricornídeas acontece em 29 e 30 de julho e La Palma é um dos melhores lugares para vê-las.
- A chuva de estrelas As Perseidas é a chuva de meteoros mais popular, já que atinge o pico nas noites quentes de agosto de La Palma. As Perseidas estão ativas de 17 de julho a 24 de agosto.
- As Leónidas são tempestades de meteoros que acontecem de 6 a 30 de novembro. São especiais porque a cor destes meteoros é geralmente avermelhada, são muito rápidos, já que a Terra os encontra de frente, e muitas vezes deixam para trás um rasto verde que persiste por alguns segundos.
- A chuva de estrelas Gemínidas é a chuva de meteoros mais intensa de todo o ano. Além disso, a melhor altura para as ver é à meia-noite. Acontece entre os dias 12 e 15 de dezembro e com o clima primaveril das Ilhas Canárias e La Palma é um prazer vê-las nessas datas de inverno.
- Antes de 31 de dezembro tem lugar a chuva de estrelas Úrsidas. De 16 a 26 de dezembro caem do céu para dizer adeus ao ano no hemisfério norte, o único lugar onde se pode vê-las, e La Palma é um lugar privilegiado para isso.
Lembre-se que na ilha encontrará uma grande variedade de empresas que oferecem esta experiência maravilhosa