Na ilha há rotas maravilhosas para aqueles que gostam de descobrir o mundo de bicicleta.
Também apelidada como la Isla Bonita, La Palma tem uma energia especial que qualquer visitante apreciará desde o primeiro momento. É um destino ideal para relaxar, descansar e desligar, mas também uma opção perfeita para os amantes do turismo ativo. Descobrir e conhecer os seus belos recantos, montado numa bicicleta e com temperaturas primaveris praticamente durante todo o ano, pode ser uma boa maneira de carregar baterias e revitalizar-se.
Sem sombra de dúvidas, La Palma é um destino único para os amantes de bicicleta de montanha, com a qual podem percorrer os trilhos mágicos que atravessam a ilha e conhecer a sua incrível diversidade paisagística. Praticar BTT em La Palma é uma experiência absolutamente inesquecível. Um bom número de trilhos florestais ajudarão os visitantes a descobrir os pinhais das Ilhas Canárias, a Laurissilva, os vulcões e também a costa de La Palma. Uma atividade para desfrutar sozinho, em casal, com amigos ou em família.






Uma das zonas mais populares e preparadas para a prática de BTT é a Área Recreativa de El Pilar, no centro da ilha. Trata-se de um espaço recreativo multifunções que oferece aos caminhantes e ciclistas uma zona específica para estacionar bicicletas de montanha e consultar informações sobre a rede de trilhos para caminhadas e ciclismo. Além disso, El Pilar também tem informações sobre o Parque Natural de Cumbre Vieja e os seus recursos de interesse, bem como fogões, mesas, área de campismo, casas de banho, etc... para passar um dia com todo o conforto possível.
Atualmente, El Pilar é o ponto de partida de sete rotas BTT sinalizadas, as quais totalizam mais de 100 quilómetros. Muitas delas são combináveis entre si para que cada visitante possa criar o seu próprio itinerário personalizado em função da extensão, da dificuldade e do desnível da rota. Por tudo isto, qualquer ciclista, desde os principiantes até aos mais experientes, terão um dia magnífico a pedalar.



Para além destas rotas, existem muitas outras para descobrir os encantos de La Palma numa BTT. Podemos explorar a ilha do cume à costa numa rota de quase 30 quilómetros que parte do Roque de los Muchachos, o pico mais alto de La Palma, até à costa de Puntallana, atravessando trilhos florestais e túneis formados pela vegetação. Se estivermos na localidade de Mazo , ou perto dela, dispomos de várias opções para desfrutar do ciclismo de montanha, uma vez que este município conta com uma extensa rede de trilhos florestais criados como vias de acesso para transportar o pasto ou forragem para o gado local. A partir de Fuencaliente, a zona onde ocorreram as últimas erupções vulcânicas da ilha, podemos fazer uma excursão em direção a Cumbre nueva, passando pelos seus trilhos de floresta negra, para depois descer até à costa apreciando as magníficas vistas da paisagem vulcânica e das vinhas.






Estas são algumas das rotas de bicicleta de montanha mais populares de La Palma, mas as possibilidades são infinitas. Além disso, existem muitas empresas especializadas que organizam rotas guiadas em grupo com serviços complementares, como visitas ou refeições. Basta procurar a opção que melhor se adapta aos nossos planos e nível e desfrutar do contacto com a natureza.
Estradas de sonho para andar de bicicleta por La Palma
No entanto, o ciclismo de montanha não é a única maneira de explorar La Palma. Andar de bicicleta nas suas estradas sinuosas será um verdadeiro prazer para os amantes deste desporto. Estradas que conduzem à costa, que serpenteiam as colinas, que atravessam povoações encantadoras... Com vontade e precaução, para evitar surpresas desagradáveis na estrada, desfrutaremos do ciclismo e do bom tempo em qualquer ponto da ilha.
Entre as estradas asfaltadas recomendadas aos visitantes estão a famosa estrada de Las Mimbreras (LP 109), a Traviesa em Puntagorda , ou a estrada que passa pela costa de Fuencaliente, junto às praias. Para os mais atrevidos, subir ao Roque de los Muchachos a partir de Santa Cruz de La Palma (LP-4), descendo pelo outro lado, também é um desafio.



Os mais corajosos e ousados podem até atravessar toda a ilha de bicicleta. A estrada de Barlovento, no norte de La Palma, marca o início de uma travessia de 127 quilómetros que atravessa La Palma de norte a sul. Ao longo do caminho, contemplaremos as maravilhosas florestas de Laurissilva e as zonas agrícolas do município de Garafía, antes de enfrentar a dura subida de 15 quilómetros até ao Observatório doRoque de los Muchachos. Deste ponto, terá uma vista deslumbrante sobre as vertiginosas paredes da Caldera de Taburiente, uma verdadeira recompensa pelo esforço. No regresso, no cruzamento com a estrada LP1, continua-se até ao miradouro El Time em Garafía, uma descida vertiginosa que passa pela foz do barranco de Las Angustias, atravessa as plantações de bananas de Los Llanos de Aridane e várias povoações onde pode parar para tomar uma bebida fresca. Uma subida suave até Los Canarios, a zona mais alta do sul de La Palma, conduz à descida final, uma paisagem marcada pelo deslumbrante vulcão Teneguía, o farol e as salinas de Fuencaliente .






E para quem tem dias livres e muita prática, existem rotas de vários dias para conhecer toda a ilha. Aqui, para além do ciclismo, são realizadas outras atividades, como visitas culturais ou degustações gastronómicas. Informe-se e planeie a viagem dos seus sonhos!
Em qualquer das modalidades, ciclismo de montanha ou de estrada, o mais importante é a segurança. Portanto, não saia dos caminhos assinalados e circule na estrada com prudência. Siga as indicações e sinais de trânsito, e respeite as proibições e os limites. Além disso, não deixe quaisquer vestígios da sua passagem pela zona. Tente produzir o mínimo de resíduos possível, e o lixo que fizer deposite nos contentores adequados. Além disso, nos caminhos controle a travagem e evite derrapagens, pois estas provocam uma erosão desnecessária do terreno. Por fim, nunca deite beatas para o chão para evitar incêndios devastadores.


