La Palma é uma ilha onde há sempre tempo para diversão. Quer seja nos municípios de montanha ou nos costeiros, as festas na Isla Bonita são memoráveis pela sua música e pelos seus costumes, e onde os visitantes podem desfrutar de autênticas e divertidas festividades durante todo o ano. As opções são variadas e numerosas; desde eventos de Interesse Turístico Nacional, como a Danza de los Enanos por ocasião da Bajada de la Virgen de las Nieves (que ocorre a cada cinco anos), até festividades únicas como a dos Los Indianos (na segunda-feira de Carnaval), com o seu pó de talco.
Um Carnaval diferente: Los Indianos
Apesar de todas as Ilhas Canárias serem conhecidas pelos seus carnavais, o Carnaval de La Palma tem a particularidade de, em todos os seus municípios, os participantes atirarem pó de talco uns aos outros quando estão mascarados e até utilizarem canhões colocados em camiões decorados para a ocasião. Los Indianos, na segunda-feira de Carnaval, é a festividade mais aguardada do Carnaval de Santa Cruz de La Palma, tanto pelos residentes da ilha como para quem chega de outras partes do mundo, com uma afluência de mais de 70 000 pessoas. Todos se vestem de cubanos, imitando os habitantes que regressaram da Pérola das Caraíbas no início do século XX.












Festas de montanha: San Antonio del Monte e El Almendro
A Festa de San Antonio del Monte, em Garafía, é uma das mais aguardadas do ano e realiza-se normalmente no sábado mais próximo do dia 13 de junho. Religião, gado, bailes ao ar livre, artesanato e gastronomia local combinam-se nesta celebração, recomendada para os amantes da cultura popular. Neste dia, os arredores da Ermita de San Antonio del Monte enchem-se de visitantes de toda a ilha, que apreciam as exposições de animais e os concursos entre gado das diferentes famílias.
Também no município de Puntagorda, no ponto mais ocidental da ilha, o florir das amendoeiras, que enchem os campos de flores cor-de-rosa, azuis e brancas, é celebrado durante a popular Festa do Almendro, no final de janeiro, marcando o início do Carnaval em La Palma. Os curiosos que venham a este evento vão desfrutar de música, bailes e uma variedade de doces feitos com amêndoa (assim como do primeiro pó de talco do Carnaval).
Festas com tradição: El Diablo, a Bajada de la Virgen de las Nieves e Corpus Christi
Com mais de meio século de tradição, a Festa de El Diablo, em Tijarafe, é celebrada na madrugada de 8 de setembro. É nesta altura que os habitantes soltam o El Diablo, um ser gigante que cospe fogo.
Outra celebração muito aguardada é o Corpus Christi em Villa de Mazo, declarada festa de Interesse Turístico Nacional, com os seus arcos e tapetes elaborados pelos residentes do município durante meses a partir de recursos naturais como flores, musgo e muito mais.






Uma celebração especialmente icónica são as Festas da Bajada de la Virgen de las Nieves, em Santa Cruz de La Palma. De cinco em cinco anos, no mês de julho, toda a ilha se reúne para trazer a Virgem do santuário de Las Nieves em romaria até ao centro urbano e à Igreja Matriz de El Salvador. Nesses dias, o visitante pode ver os famosos Enanos de La Palma a dançar, após a sua milagrosa transformação de homens em anões, num cenário espetacular. Há também o tão aguardado Baile do Minué, inspirado nos bailes da corte francesa dos séculos XVII e XVIII.

Los Caballos Fufos e Las Cruces
No âmbito da festa de Festa de Las Cruces, em Santa Cruz de La Palma, Villa de Mazo, Breña Alta e Breña Baja, que tem séculos de tradição, são decoradas as cruzes que abundam nos caminhos das duas localidades. Cada uma é decorada com o melhor de cada casa, incluindo joias de família. Ao lado de Las Cruces ,, a guardá-las, encontram-se os mayos ou bonecos de trapo, que representam imagens quotidianas da vida da ilha ou personagens da mesma.
Los Caballos Fufos, celebrados em Tazacorte em setembro, consistem num grupo de cavalos com estruturas de cana cobertas de papel seda, que dançam pelas ruas ao ritmo da canção “Vuela, vuela palomita”, sob a direção atenta de uma girafa que marca o passo. Esta dança atrai tanto os residentes como os visitantes, pois é colorida e alegre, sendo o centro das festividades do padroeiro deste município.
Los Caballos Fuscos acontecem no mês de agosto em Fuencaliente e dançam ao ritmo de uma polca no âmbito da festa das Vindimas (uma grande tradição neste município).
As datas exatas de qualquer uma das festas, podem ser consultadas na agenda de festividades neste link e lembre-se que todas eles têm em comum o facto de serem uma pura manifestação da idiossincrasia da ilha, bem como da sua gastronomia, artesanato e folclore.