La Gomera é uma ilha que oferece a possibilidade de apreciar a sua costa e o mar em toda a sua grandeza. O benigno clima que predomina nesta zona das Canárias permitir-lhe-á realizar qualquer atividade ao ar livre. Hoje abordaremos as que se podem realizar no mar.
Desde um relaxante passeio pela praia, até um estimulante desporto que ponha todos os seus músculos em ação, as vantagens da costa e do mar de La Gomera são múltiplas.
Aqui apresentamos-lhe as nossas sugestões para que possa aproveitar todas as vantagens de um destino rodeado pelas águas do Oceano Atlântico.






Snorkeling
É uma atividade aquática, simples de praticar e que consiste em nadar na superfície da água com óculos e tubo. As barbatanas são muito recomendáveis para que deslize pela água com o menor esforço possível.
Verá como um mundo inteiro se abre aos seus olhos, e surpreender-se-á de ver tanta riqueza debaixo da superfície! Descobrirá um sem número de peixes nadando em sincronia, outros solitários à procura de comida, outros escondidos entre as pedras. A diversidade da flora e fauna subaquática é tão entretida que sem perceber estará a exercitar o corpo enquanto aprecia o ambiente marinho.
La Gomera tem sido repetidamente o cenário de campeonatos de fotografia submarina e apneia, devido à diversidade de recursos e valores naturais dos seus fundos marinhos.



Caiaque
Este desporto aquático ganha cada vez mais adeptos, talvez porque sabe combinar a destreza física e o espírito de aventura num único momento. A atividade é muito versátil, pode ser realizada sem ter experiência, por águas tranquilas, visitando enseadas escondidas para dar um mergulho, ou praticada mais intensamente, exercitando todos os seus músculos!
É uma boa opção para conhecer a costa de La Gomera e os seus numerosos monumentos naturais, zonas de conservação, sítios de interesse científico, reservas naturais, praias, ravinas, falésias...






Excursões marítimas
Uma atividade única e imprescindível para os nossos visitantes. A observação de baleias e golfinhos em liberdade e a excursão que visita o monumento natural de Los Órganos converteram-se em duas das experiências favoritas para os que desejam viver La Gomera ao máximo. É a oportunidade de conhecer intimamente a vida, a costa e o mar de La Gomera com guias altamente qualificados.






Stand Up Paddle
Este desporto tem a sua origem na Polinésia. Atreve-se a provar? Apesar de ser praticado há séculos, foi popularizado graças a conhecidos surfistas que começaram a ajudar-se de um remo para os seus treinos e viram como o seu equilíbrio melhorava notavelmente.
Para praticar este desporto necessitará de uma prancha e de um remo. Há empresas da ilha que lhe podem proporcionar todo o equipamento necessário. Os tamanhos das pranchas são muito diferentes, o monitor ou monitora pode explicar-lhe qual é a mais aconselhável para si. Quanto aos remos, quanto maior for mais poderá avançar, mas maior será também a força que terá de aplicar.
Esta atividade oferece muitos benefícios e, como a maioria dos desportos aquáticos, faz trabalhar o corpo inteiro, proporcionando treinos realmente completos.



Mergulho
No fundo dos mares de La Gomera esconde-se um mundo de diversidade e formas praticamente inexploradas.
A ilha elaborou guias com vários pontos de imersão. Um exemplo impactante é a imersão no Monumento Natural de Los Órganos, dado que a sua estrutura vulcânica continua debaixo do mar. Observar La Gomera de uma perspetiva submarina é uma experiência mágica.
Consulte no Gabinete de Turismo se no momento da sua viagem a La Gomera há alguma empresa ou associação que realize a atividade. Também há entidades públicas da ilha que organizam eventos de “batismo”, que lhe permitirão iniciar-se no mundo do mergulho, realizando a sua primeira imersão.






Pesca de Altura
A abundante e rica vida marinha das águas que rodeiam a ilha permite celebrar o Campeonato de Pesca de Altura “Isla de La Gomera”, um dos eventos desportivos mais importantes do ano. Esta modalidade, respeitosa com o meio ambiente, é um desporto que premeia as capturas e posterior libertação de peixes como o marlim-branco, o espadarte-azul ou o atum. Os primeiros são fotografados e devolvidos ao mar, enquanto os atuns são trazidos para terra e, depois de pesados, doados para obras benéficas.



Não faça nada, deixe-se ficar a gozar da praia e do litoral
Dormir, descansar, relaxar-se… não faça nada, deixe-se só mimar pelo sol e pela brisa marinha. Passeios pela costa, visitas a localidades costeiras, saborear os suculentos peixes do nosso mar, toda a ilha está à sua disposição para que possa recordar estas férias de uma forma muito especial.
Anime-se a viver novas experiências, aproveitar o mar, aprender desportos novos e recarregar de energia o corpo e a mente.





