As 5 fotos mais românticas que pode tirar em La Gomera

Se viajar para celebrar o seu casamento ou a sua lua-de-mel, tem de tirar umas quantas fotografias nestes lugares mágicos, “sí o sí”, como costumamos dizer por aqui.

Contenido

Chega a La Gomera depois de ter celebrado o seu grande dia. Até aqui tudo perfeito: acaba de dar com uma das paragens mais paradisíacas. e fantásticas do sul da Europa, juntamente com as restantes Ilhas Canárias. Vales imensos e abruptas falésias que parecem talhadas para se atirar para o oceano; estradas que circundam montes erosionados; localidades de conto de fadas, com ruas estreitas e casas coloridas; plantações de bananas e culturas em socalcos; uma invasão vegetal sem fim; palmeiras imensas que crescem em vertiginosas ravinas; praias recônditas entre muros rochosos, com ondas tumultuosas que se estampam deixando uma espuma branca sobre a areia; florestas frondosas que coroam o centro da ilha… Tantos detalhes naturais que contrastam, para onde quer que se olhe, verdes brilhantes, azuis esmeraldas, luminosos amarelos e brancos… Tudo acompanhado pelo contínuo canto das aves e um halo de mistério. É uma das mais pequenas das oito ilhas do arquipélago canário, com apenas 369 km² de montanhas vulcânicas esculpidas pela erosão. La Gomera é um diamante em bruto. Aqui propomos-lhe 5 cenários de sonho onde tirar as melhores fotografias de amor.

Contenido

Um autêntico caso de amor à primeira vista, que lhes oferecerá um enquadramento mágico para imortalizar o melhor momento de suas vidas. Não podem perder um dos itinerários do Parque Nacional de Garajonay: o passeio pelo Raso de la Bruma, breve e de nível fácil, em que uma natureza intacta será a imagem de fundo. Digno dos melhores filmes de amor. Árvores imensas e centenárias, de formas tortuosas e revestidas de musgo, teias de aranha cobertas de brilhantes pérolas de orvalho, fetos que cobrem o solo como se se tratasse de um tapete natural, e uma espessa névoa que se embrenha entre os ramos, sobretudo de manhã, que só os mais potentes raios de sol conseguem perfurar. Isso sim, tão interessante para fotografias a preto e branco como a cores. Que mais se pode pedir?

Contenido

A joia da ilha. Uma área de 40 km² que cobre 10% da superfície de La Gomera e que está catalogada como Património Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Um ecossistema único em que uma floresta pré-histórica cobre com os seus ramos verdes as terras altas da ilha. A laurissilva, esta floresta endémica de loureiro, representa a maior parte do parque e data da era terciária. Idêntica às florestas da Europa ou do norte de África de há milhões de anos, a laurissilva continua a ser um dos raros vestígios de plantas do passado. Árvores milenares preservadas graças à ausência de erupções vulcânicas durante dois milhões de anos e um clima particularmente favorável para esta vegetação. Se as costas de La Gomera são mais áridas, o centro da ilha é varrido pelos ventos alísios. Ventos que sopram um mar de nuvens, uma neblina que permite o fenómeno conhecido como “chuva horizontal”, que torna possível que as espécies vegetais desta frondosa e mágica floresta mantenham as suas folhas durante o ano inteiro. Loureiros, sim, mas também muitas outras espécies, como os fetos gigantes, além de musgos e líquenes. Em total são pelo menos 2000 espécies de plantas, muitas delas endémicas das Canárias, que se conservam graças à elevada humidade e às temperaturas cálidas. Um paraíso para as aves cujo canto cativa os visitantes. Além de lhes apreciar este ambiente cheio de romanticismo e misticismo, também poderão imortalizar aqui o seu amor.

Contenido

Uma vida pela frente, sem limite, como o horizonte que se estende perante os seus olhos. Situado quase no centro de La Gomera, o Alto de Garajonay é o seu ponto culminante: 1487 metros sobre o nível do mar. Ali se encontra um miradouro, a que se chega após um passeio fácil e romântico, que oferece uma vista espetacular de 360 graus de toda a ilha. Não há dúvida de que se trata do melhor cenário para conseguir um fundo em que o brilhante verde da frondosa natureza local se une aos potentes azuis do mar e céu. Adicionalmente, a este idílico panorama soma-se a presença da ilha de Tenerife com o seu imponente vulcão Teide, ou de El Hierro e La Palma.

Contenido

Nada como um belo pôr-do-sol para desatar o romanticismo e despertar os sentidos. O de Valle Gran Rey é, sem dúvida, o mais popular de La Gomera, que congrega dia após dia na sua areia rochosa numerosas pessoas dispostas a deixar-se cativar por um espetáculo natural incomparável. Ver cair o sol no horizonte enquanto se escuta o rumor das ondas é uma atividade que ficará gravada na nossa retina durante anos e que só podemos interromper para, como não podia deixar de ser, tirar uma boa fotografia de um momento tão especial.

Contenido

Os primeiros habitantes da ilha consideravam a Fortaleza de Chipude, um dos marcos paisagísticos mais atrativos de La Gomera, como uma montanha sagrada, a meio caminho entre a terra e o céu. Ao apreciar como este lugar domina a paisagem, entendemos porque é que era considerado uma fortaleza natural: paredes de rochas verticais, vertiginosas, intransitáveis, e uma meseta rochosa que se eleva a 1243 metros sobre o nível do mar marcam todo o espaço. Esta montanha mágica oferece uma extraordinária vista de todo o território de La Gomera, após uma ascensão de 700 metros um pouco difícil e, portanto, só recomendada para pessoas em boas condições físicas e habituadas à caminhada. Mas, quando chegarem ao cimo, depois de apreciar tranquilamente o enquadramento e o ar puro deste lugar, poderão conseguir os melhores selfies com La Gomera a seus pés.