Aprender na natureza

La Gomera é uma grande sala de aulas ao ar livre para aprender na liberdade das florestas
Contenido

A desligação total da vida nas cidades, forte tendência global, é possível em La Gomera, permitindo às crianças descobrir que a melhor aprendizagem é realizada na floresta, no meio da natureza virgem. Nela respiram ar puro e compreendem que cada animal e cada árvore tem o seu espaço e que juntos criam a beleza que as rodeia. Declarada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, com o Parque Nacional de Garajonay, reconhecido também pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, La Gomera possui, além deste Parque Nacional, 16 espaços naturais protegidos e mais de 600 quilómetros de caminhos.

Este paraíso de La Gomera está afastado do stress, dos relógios e da contaminação, e permite brincar com materiais oferecidos pela própria natureza. Desde paus e pedras, sementes, frutos apanhados diretamente dos ramos ou plantas, até roteiros e caminhos que despertarão os sentidos das crianças mais além do que jamais imaginariam. Assim, poderão acordar e distinguir o canto de um pássaro, diferenciá-lo de outro observando-o no seu próprio habitat natural, permitindo que o sol, sempre com proteção, as recarregue de energia para o dia inteiro, produzindo vitamina D deitadas sob o céu azul.

Contenido

Também poderão descalçar-se e sentir a terra humidificada pelo vento alísio no Parque Nacional de Garajonay, onde respirarão ar puro para se oxigenarem e para se regenerarem com a floresta de laurissilva, ligada à ilha desde a Era Terciária com as suas raízes. Neste Parque pode reservar roteiros educativos em família para uma aproximação a estas árvores milenares mediante jogos com que as crianças aprenderão a identificá-las pelas características das suas folhas. Neste sentido, o Centro de Interpretação do Parque Nacional realiza excursões guiadas gratuitas com guia em espanhol, mediante reserva em www.reservasparquesnacionales.es.

Em La Gomera a aprendizagem é vivencial, porque todas as brincadeiras e atividades são no exterior. Viver a floresta é uma nova tendência não só de saúde, mas também de aprendizagem. Porque o ar livre oferece vantagens para o sistema imunitário das crianças, além de fomentar o seu crescimento.

Também não podemos esquecer que o iodo do mar de La Gomera, onde há bom tempo durante o ano inteiro, as pode ajudar a proteger-se das constipações no inverno. Na praia de Vueltas, situada em Valle Gran Rey, num ambiente protegido das correntes marinhas, podem ter um primeiro contacto com a água se não souberem nadar. Depois, quando já se desenrascarem, podem remar em caiaque por zonas como a costa de Playa de Santiago, em Alajeró. A partir dos oito anos poderão realizar um batismo de mergulho, que lhes dará oportunidade de se surpreenderem com a riqueza das espécies vivas dos fundos marinos da ilha em lugares como praia de La Cueva, em San Sebastián de La Gomera.

E enquanto estão a ter estas novas e singulares experiências gozarão de uma sala de aulas grande, ventilada, luminosa, sem problemas de espaço, num enquadramento natural em que as crianças desenvolvem de forma inata a sua motricidade e criatividade. Como resistirão a ser criativas depois de terem escutado a linguagem assobiada de La Gomera, como um murmúrio do vento? Esta linguagem foi declarada Património Cultural e Imaterial da Humanidade e, juntamente com o salto del pastor, uma forma de deslocação que consiste em salvar distâncias com a ajuda de uma vara, é uma das tradições que mais surpreendem as crianças. O silbo gomero (linguagem assobiada) pode ser aprendido a partir dos 12 anos, e ativa o corpo e a mente.

Contenido

Montar a cavalo é um momento único de contacto com um animal vivo, que as crianças penteiam e a que dão de comer antes de sair para o recinto para cavalgar, sempre guiadas por um monitor se não tiverem experiência. Existem roteiros básicos para as famílias que não têm experiência prévia de equitação, como o que une San Sebastián de La Gomera com Hermigua. São 25 quilómetros de nível básico, num ambiente de grande beleza e interesse, porque permite ver todas as camadas de vegetação da ilha com as suas gradações de cores vivas.

A observação de aves despertará nas crianças instintos que fortalecerão os seus laços com o meio ambiente. Com esta atividade as crianças aprendem a conhecer e reconhecer, amar e respeitar estas espécies, e praticam uma capacidade muito importante como a paciência. Se seguirmos um roteiro pelo Parque Nacional de Garajonay, podemos encontrar até 30 variedades de pássaros. No litoral de Valle Gran Rey, por exemplo, podemos divisar espécies endémicas, e no mar ver aves marinhas de alto mar, mas que aninham em La Gomera.

Estas atividades ajudam a desenvolver a inteligência naturalista das crianças mediante o contacto direto com os animais e a floresta. A sua capacidade de observação, limitada à concentração num ponto, que é necessária para não perder o ritmo nas cidades e garantir a sua competitividade, multiplica-se quando os seus sentidos se abrem a tudo o que as rodeia na natureza. O ser humano procede dela e o amor por ela é instintivo. E a seguir sentem a necessidade de a descrever. De modo que expandem a sua capacidade para a linguagem e descobrem novas capacidades emocionais, como a empatia ou a atenção, dado que são mais conscientes de si mesmas e do que as rodeia, de forma que os seus sentimentos afloram com naturalidade.

 

Subtítulo

Buenas prácticas medioambientales

Título

Disfruta de La Gomera sin dejar huella

Imagen
Buenas prácticas ambientales La Gomera