Os 378 quilómetros quadrados de La Gomera são Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, e contam com mais de 600 quilómetros de caminhos para trekking, bem como 80 quilómetros de roteiros de bicicleta. Possui 17 Espaços Naturais Protegidos, incluindo o Parque Nacional de Garajonay, declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Adicionalmente, a linguagem assobiada local também foi declarada Património Mundial Cultural Imaterial da Humanidade. Ao longo dos seus 90 quilómetros de preciosas costas e enseadas teremos acesso livre para nadar ao sol no oceano Atlântico graças ao bom tempo de La Gomera. E a ilha está rodeada pela primeira faixa marinha Património de Baleias da Europa, declarada pela Aliança Mundial de Cetáceos. A experiência será completa se seguir estes 10 conselhos:






1. La Gomera com coração: App de caminhos
La Gomera é quase redonda, de modo que é um privilégio percorrer os seus caminhos bem sinalizados e incluídos na Rede de Caminhos Naturais de Interesse Nacional de Espanha. Para planear os percursos com detalhe, podemos descarregar a app Info La Gomera que, adicionalmente, inclui a rede de caminhos de extraordinária beleza. A descarga da aplicação para telemóvel está disponível na Play Store.



2. Subida e descida a olhar para o mar: GPS, mochila e bastões de trekking
O equipamento básico de trekking é especialmente importante. Este inclui um dispositivo com GPS, a mochila com o peso adequado para a marcha e, dada a verticalidade de alguns caminhos, uns bastões adequados, que serão úteis nos roteiros de maior dificuldade.



3. Até 600 quilómetros de caminhos: água abundante e qualquer coisa para mordiscar
Temos de ter em consideração que, ao realizar os roteiros de caminhada, podemos estar a sós com a montanha, de modo que é aconselhável levar água para se hidratar bem e qualquer coisa para mordiscar, como frutos secos e banana das Canárias, muito rica em potássio.



4. Para chegar ao coração da ilha: impermeável e botas de montanha
O Parque Nacional de Garajonay é um dos poucos lugares do planeta com florestas de laurissilva, um lugar húmido com espécies que se mantêm vivas desde a Era Terciária. E é indiscutível que a sua magia de conto de fadas se vive melhor com um impermeável que proteja da humidade que a mantém, e com bom calçado, como botas de montanha.



5. Relaxe-se em praias verdadeiramente selvagens: fato de banho, toalha e sandálias
90 quilómetros de preciosas costas e enseadas abrem-se perante nós para nos permitir gozar de um banho de mar, curativo e regenerador como complemento da beleza das montanhas em La Gomera. É boa ideia levar no porta-bagagens o fato de banho, a toalha e umas sandálias.



6. Vistas da natureza: binóculos e lanterna
Também se pode gozar percorrendo os 35 miradouros oficiais da Rede de Miradouros de La Gomera, nomeadamente o de El Palmarejo, situado em Valle Gran Rey, concebido pelo artista internacional César Manrique. A experiência pode ser mais completa com uns binóculos e uma lanterna, sobretudo se quisermos ver um dos incríveis pores-do-sol em Valle Gran Rey.






7. Observação de cetáceos: chapéu, protetor solar e óculos de sol
Foram documentadas mais de 21 espécies de cetáceos nas águas que rodeiam La Gomera, zona declarada Património de Baleias da Europa pela Aliança Mundial de Cetáceos. De modo que para um dia em alto mar numa das embarcações de observação autorizadas é fundamental levar chapéu, protetor solar em abundância, e óculos de sol.






8. A noite é para observar as estrelas: mapa do sistema solar e uma boa máquina fotográfica
Os tesouros naturais de La Gomera incluem o céu noturno, que quase se pode tocar com a ponta dos dedos em municípios como Agulo, no nordeste da ilha. Por isso é boa ideia levar um mapa das constelações do sistema solar e uma boa máquina fotográfica.



9. O autêntico também se conta em linguagem assobiada: reserve tempo para a cultura
A linguagem assobiada de La Gomera, Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, é uma das facetas da ilha que não podemos perder na nossa visita. Por isso, é boa ideia consultar a agenda cultural através do calendário de eventos do sítio na Internet oficial, para participar nas festas dos municípios da ilha e nas suas surpreendentes tradições.






10. O silêncio do fundo do mar: equipamento básico de snorkel e protetor submergível para a máquina fotográfica
O sul da ilha possui fundos marinhos com autênticos tesouros do mergulho. Por isso, quando a percorrer, tenha sempre à mão o equipamento básico de snorkel e um protetor submergível para a máquina fotográfica ou para o telemóvel.


