Paisagem Protegida de La Geria

Uma paisagem vulcânica única no mundo

Como pode a seca ilha de Lanzarote produzir os seus excelentes vinhos brancos e doces? A resposta é a ‘geria’, um buraco cónico escavado em camadas naturais de cascalho vulcânico de vários metros de profundidade, no centro do qual se planta uma videira, e em cuja borda coloca-se uma meia-lua de rochas como proteção contra o vento. Fileira após fileira destes perfeitos espaços ocos tingidos de verde, ocre e preto produzem uma paisagem única no mundo, que ajudou a justificar a declaração de Lanzarote como Reserva da Biosfera por parte da Unesco.

Adegas e vinhos reconhecidos internacionalmente

Embora mediante este sistema se cultivem também árvores de fruta como as figueiras, a estrela das ‘gerias’ é a videira. Na Paisagem Protegida de La Geria funcionam muitas adegas que vendem vinhos galardoados internacionalmente, como alguns famosos vinhos de uva Malvasia. Sob estes vinhedos espetaculares esconde-se outra joia natural, a cova de Los Naturalistas, com 1.600 metros de comprimento. A gruta é acessível com precaução e uma boa lanterna que ilumine as numerosas e pequenas agulhas de lava que saem do seu teto.

Altura
260 m
Flora interest
Catering
Parking
Trekking routes
Wildlife interest
Localidad
Yaiza

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
3
10
262
10045