Monumento Natural de Los Roques

Menires de rocha e laurissilva de La Gomera

A ilha de La Gomera conta com uma multitude de afloramentos de origem vulcânica esculpidos naturalmente pela erosão. Mas poucos são tão emblemáticos como a massiva rocha de Agando e os seus quatro peculiares acompanhantes: Las Lajas, aplanado e inclinado; La Zarcita, pequeno e discreto; Carmona, desafiante e afilado; e Ojila, avultado e imponente. Este conjunto de ‘menires’ rodeados pela laurissilva dos cumes centrais de La Gomera merece ser incluído em qualquer rota de carro por esta ilha declarada Reserva da Biosfera pela Unesco.

Vistas da rocha de Agando e o Teide

As rochas estão junto à estrada TF-713, que sobe às montanhas desde a capital, San Sebastián, e segue a linha divisória entre as ladeiras norte e sul, onde frequentemente se veem cascatas de nuvens. Desde o grupo de dois pontos de observação conhecidos como miradouros de Los Roques podem-se ver ambas as vertentes, fotografar as rochas desde diferentes ângulos e descobrir o pico Teide a ‘flutuar’ sobre o mar. Desde a base da rocha de Agando sai uma maravilhosa vereda de 2,5 quilómetros que atravessa uma floresta de laurissilva e leva à montanha de Peraza.

Altura
1.075 m
Flora interest
Parking
Trekking routes
Wildlife interest
Localidad
San Sebastián de la Gomera

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
6
10
262
10045