Reserva Natural Integral de Inagua

Uma paisagem protegida de beleza espetacular

Esta área protegida foi declarada Reserva Natural Integral da Inagua em 1987. Esta reserva está incluída na área do Parque Rural Nublo e abrange os municípios de Tejeda, Mogán e San Nicolás de Tolentino. As montanhas, Inagua, Ojeda e Pajonales constituem um dos pinhais naturais mais bem conservados da Gran Canaria. Isto, juntamente com o facto de ser o lar de várias importantes ravinas, tais como a do Mulato e de Mogán, significa que desempenha um papel fundamental na recarga das águas subterrâneas e na conservação do solo. Além disso, esta zona é de grande interesse científico, geológico e geomorfológico, com um cenário espetacular.

Uma rica biodiversidade

Este parque natural integral tem uma altitude média de 1.000 metros, e alguns dos seus picos, como Yescas, Alsándara ou Lina, são mesmo superiores a 1.400 metros. As suas escarpas e falésias albergam uma rica biodiversidade com espécies endémicas de elevado valor científico, como a jarilla de Inagua ou o tumero peludo, espécies exclusivas desta Reserva. Foi também declarada zona de proteção especial para as aves. Entre a fauna e a flora da reserva, encontram-se várias espécies endémicas. Para algumas aves, como o tentilhão azul, estes pinhais são o seu principal refúgio. Outras espécies incluem o pica-pau e o chapim-azul. O pinheiro canário é a espécie arbórea mais abundante, cuja floresta é intercalada com espécies como tabaibas, estevas e giestas.

Flora interest
Trekking routes
Wildlife interest
Localidad
Mogan, Aldea de San Nicolás , Tejeda

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
2
10
262
10045