Turismo ornitológico a sul de Gran Canária
A Charca de Maspalomas é um destino ideal para ver aves aquáticas. Esta lagoa de água salobra povoada de juncos e Tamarix canariensis fica a sudoeste da Reserva Natural das Dunas de Maspalomas, a 200 metros do emblemático farol de Maspalomas, no turístico extremo sul de Gran Canária. Um passeio situado na margem ocidental do açude permite procurar o melhor ponto para preparar os binóculos e a máquina fotográfica.
Com sorte, podem-se ver até 24 espécies de aves migratórias e residentes num só dia. Durante quase todo o ano, elegantes garças reais e garças-brancas-pequenas procuram pequenos peixes e insetos, e pilritos-comuns tridáctilos averiguam os fundos deste tranquilo terreno húmido. Sobrevoando as águas povoadas de gaivotas de patas amarelas, galinhas d'água e galeirões comuns pode aparecer, à espreita, uma águia pescadora ou um raro falcão tagarote.
Aventura no deserto de Gran Canária
Uma das opções para explorar a Reserva Natural Especial das Dunas de Maspalomas é fazê-lo numa caravana de dromedários. Um passeio em cima destes animais de caminhar pausado e adaptados ao cálido clima de Maspalomas mostra perfeitamente a multicolor mistura de deserto e oásis deste singular espaço natural. E permite acrescentar uma memorável rota pelo deserto a umas férias a sul de Gran Canária.
Os dromedários (chamados de “camelos” neste lugar) saem em caravana para percorrer durante 35 minutos uma parte da reserva composta por ondulantes dunas com vegetação desértica autóctone. Para juntar-se à rota há que se aproximar das tendas instaladas na margem oriental do barranco de Fataga, a poucas centenas de metros curso acima da Charca de Maspalomas. Recomenda-se levar proteção solar e vontade de viver uma experiência inesquecível.
Descobrir a natureza das melhores dunas de Gran Canária
Para conhecer a enorme riqueza natural que entesouram as Dunas de Maspalomas recomenda-se parar em três locais: o centro de visitantes desta reserva natural especial, o miradouro público mais importante das dunas e o palmeiral com circuito interpretativo do parque Tony Gallardo. Começar um dia de excursão a visitar estes três pontos aproxima-nos da beleza desértica e da diversidade botânica e zoológica deste espaço situado no extremo mais meridional da ilha de Gran Canária.
O centro de visitantes, dentro do Hotel Riu Palace de Playa del Inglés, dispõe de paineis e vídeos interpretativos que mostram a origem das dunas e a sua importância ecológica. O seu amável pessoal pode reservar lugar na rota guiada pelo parque Tony Gallardo de Maspalomas, com a sua bela floresta de palmeiras canárias e as suas reproduções de ecossistemas da reserva. Junto ao centro de visitantes há um excelente miradouro das dunas que conecta com o romântico passeio Costa Canária de Playa del Inglés.
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).