Parque Natural de Pilancones

A paisagem mais antiga da ilha

O Parque Natural de Pilancones está localizado na metade sul da ilha de Gran Canaria e foi declarado área protegida em 1987 para a preservação desta área de grande sensibilidade ecológica. Dentro desta área, a mais antiga da ilha com materiais que superam os 12 milhões de anos, são as montanhas Ayagaures e Pilancones. Também faz fronteira com o Parque Rural del Nublo e a Paisagem Protegida de Fataga. Devido às suas características, esta área desempenha um papel importante na proteção do solo e no recarregamento do aquífero, através do qual várias ravinas de grande interesse geomorfológico e beleza cénica correm para sul. No cume existe um pinhal com características muito adequadas para as aves, razão pela qual foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves.

Fauna e flora de grande interesse científico

Este Parque Natural, que cobre uma área de mais de 5.700 hectares, alberga várias espécies de fauna e flora de grande interesse científico. Do ponto de vista do inventário botânico, o povoamento predominante é o da floresta de pinheiro canário. Vale também a pena mencionar a presença de uma das mais importantes populações de dragoeiros da ilha, bem como catos e tabaibas nas zonas mais baixas e os canaviais que se formam ao longo dos pequenos cursos de água. A fauna inclui numerosas colónias de aves, sendo as espécies mais notáveis o tentilhão azul e o pica-pau-malhado-grande. Nas pequenas correntes de água, destaca-se o bico-de-lacre.

Altura
1.956 m
Flora interest
Parking
Trekking routes
Wildlife interest
Localidad
San Bartolomé de Tirajana

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
2
10
262
10045