Cuevas de Ajuy

As rochas mais antigas das Ilhas Canárias

As rochas mais antigas das Ilhas Canárias vêm à superfície nas Grutas de Ajuy, declaradas Monumento Natural e localizadas na localidade do mesmo nome, a norte da povoação de Pájara. A maravilha geológica consiste em observar a olho nu os substratos sedimentares que se formaram nas profundezas do oceano no período Cretáceo, há cerca 100 a 150 milhões de anos. É um facto que se mantém ainda um mistério, uma vez que a formação de Fuerteventura é datada de há cerca de 30 milhões de anos. Ao aceder às grutas é de destacar o percurso ao longo de uma duna fossilizada, e no caminho é possível ver alguns fornos de cal antigos, que são únicos na medida em que a pedra é enviada diretamente para o mar.

Vila piscatória, praia negra e outras atrações

A vila de Ajuy é também interessante porque é uma vila piscatória com algumas dezenas de casas, onde se pode saborear peixe fresco e desfrutar de um mergulho numa praia de areia escura. Nas proximidades de Ajuy, há também atrações como o palmeiral canário de Madre del Agua, que atravessa a mesma ravina que os conquistadores percorreram há 600 anos, ou o acesso sul ao Barranco de Las Peñitas.

Altura
260 m
Flora interest
Catering
Parking
Trekking routes
Wildlife interest
Localidad
Ajuy

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
4
10
262
10045