Pode uma ilha ter alma? Para responder a esta pergunta é necessário vir a El Hierro, a mais jovem das Ilhas Canárias, que surgiu "apenas" há 1,1 milhões de anos. É difícil explicar a magia desta pequena ilha atlântica e vulcânica, um recanto de paz e tranquilidade para esquecer a pressa e o stress.
Bem conhecida por aqueles que gostam de mergulho, que não hesitam em viajar de qualquer parte do mundo para encontrar excelentes condições e paisagens subaquáticas incríveis, é também a ilha da sustentabilidade. El Hierro está em vias de alcançar a autossuficiência energética através de energias limpas e renováveis.
Vulcões, escoadas de lava, florestas exuberantes de pinheiros canários e laurissilva, árvores que se ajoelham perante o vento, penhascos íngremes, piscinas naturais relaxantes, vistas panorâmicas de cortar a respiração... Assim é El Hierro, enigmática, de cortar a respiração, um refúgio para se desligar da vida cotidiana agitada e desfrutar do clima primaveril que reina nas Ilhas Canárias durante todo o ano.
A gastronomia desta ilha, declarada Reserva da Biosfera, também proporciona uma estadia inesquecível, com produtos frescos da terra e do mar de extraordinária qualidade, sem esquecer os seus vinhos com Denominação de Origem e doces originais para presentear o paladar.
Sim, uma ilha pode ter alma. E El Hierro tem.
Um paraíso para o mergulho
Com mais de 40 locais de mergulho, El Hierro é um verdadeiro paraíso para mergulhadores de todas as nacionalidades, que consideram a ilha como um dos melhores locais do planeta para esta prática.
Há vários fatores que se conjugam para tornar possível a fama bem merecida deste pequeno território, onde se encontra uma das três Reservas Marinhas das Ilhas Canárias. O principal é a transparência das suas águas, que permite uma visibilidade até 30 metros, juntamente com a grande variedade de espécies e espetaculares paisagens vulcânicas submarinas.
Não importa se é um profissional experiente ou um novato. Em El Hierro pode fazer mergulho submarino independentemente do seu nível, pois existem escolas onde pode iniciar-se e alugar todo o equipamento necessário. E se decidir descobrir o fundo marinho da ilha, um pedido: Não se esqueça da sua máquina fotográfica! E uma dica: todos os anos se realiza aqui o "Open Fotosub Internacional Isla de El Hierro", um dos mais importantes campeonatos de fotografia submarina do mundo.
Uma paisagem diferente a cada passo
A pequena dimensão da ilha não é um obstáculo para encontrar uma surpreendente variedade de paisagens. E o melhor é que, como as distâncias são tão curtas, pode estar a dar um mergulho relaxante na costa e, em pouco tempo, a caminhar por um dos trilhos entre pinheiros canários ou espécies de laurissilva. Um dos mais famosos é o Camino de Jinama, uma rota antiga utilizada pelos habitantes da ilha, com pouco mais de três quilómetros e com declives significativos, mas a recompensa é incrível.
Entretanto, no trajeto para as zonas mais altas da ilha, pare num dos miradouros para contemplar panorâmicas de cortar a respiração, como o majestoso vale do El Golfo, formado após um mega deslizamento há milhares de anos, e penhascos íngremes onde o mar bate com força. Ou não. Porque o oceano nesta ilha também nos mostra o seu melhor lado, a calma absoluta da Reserva Marinha La Restinga-Mar de las Calmas.
Em El Hierro também não faltam paisagens vulcânicas de cortar a respiração, tais como a área em redor do Farol de Orchilla, o lugar considerado o fim do mundo nos tempos antigos e onde o Meridiano Zero foi estabelecido até 1884, quando foi transferido para Greenwich. Se não soubéssemos que a América estava do outro lado do oceano, pareceria realmente como se estivéssemos nos confins da terra. A paisagem é de cortar a respiração, sóbria, onde podemos ver vulcões, extensas escoadas onde a lava se torce e retorce, e silêncio absoluto... Emocionante!
Tacorón, perto da famosa vila La Restinga e do Mar de las Calmas, é uma zona balnear idílica, com águas transparentes e calmas, com zonas reservadas para banhos de sol e sombras para desfrutar de um agradável piquenique.
Piscinas naturais
Quase não há praias em El Hierro, o que não o impede de desfrutar do sol e do mar numa das paradisíacas piscinas naturais da ilha. Uma deles é o famoso Charco Azul, assim chamado por causa das suas águas turquesa transparentes. Esculpido sob as falésias vulcânicas, é o local perfeito para relaxar, desfrutar de um mergulho nas suas águas de sonho e esquecer o mundo.
Também na costa do vale do El Golfo, e abrigadas das correntes marítimas, estão as piscinas naturais de La Maceta, com um solário e uma zona de piquenique, perfeitas para desfrutar, especialmente se viajar com a sua família. Outra visita obrigatória para quem não quer perder um único raio de sol e um banho relaxante é Tamaduste, um local privilegiado no litoral de El Hierro pelas suas águas calmas, a beleza do ambiente em seu redor e a calma que se respira neste pequeno núcleo populacional, onde também se pode degustar a gastronomia da ilha num dos seus restaurantes.
El Hierro a partir do ar
Se em terra e debaixo de água El Hierro oferece uma experiência fascinante, a sensação de contemplar as suas paisagens a partir do ar, com o vento como seu único aliado, é indescritível. Os ventos alísios e a orografia da ilha tornam possível o parapente em qualquer dia do ano, pelo que a oportunidade nunca faltará. E se acrescentarmos às excelentes condições os serviços de instrutores profissionais que nos acompanham a todo o momento e nos fornecem o material necessário, não há desculpa. Agora só falta uma resposta: Atreve-se?
Apreciar a gastronomia e os vinhos da ilha
O peixe fresco é a estrela da cozinha desta ilha. É um verdadeiro prazer apreciar este prato com as típicas papas arrugadas com mojo e, claro, com o delicioso queijo artesanal da ilha. Este produto da gastronomia de El Hierro acompanha a maioria dos pratos e é mesmo a base para fazer doces deliciosos, tal como as famosas quesadillas. Depois de as provar, certamente reservará um espaço na sua mala para levar algumas consigo e continuar a desfrutar desta delícia para o paladar.
Também não podemos deixar de provar as frutas tropicais cultivadas nesta terra vulcânica. O ananás, de qualidade imbatível, é um bom exemplo que surpreende sempre.
Outros produtos típicos da ilha são as lapas, o coelho e o cabrito. Se a tudo isto acrescentarmos os fabulosos vinhos com Denominação de Origem de El Hierro, levaremos connosco todos os sabores da ilha que farão parte da inesquecível experiência vivida neste pequeno território atlântico.
Não se vá sem experimentar...
A quesadilla é a sobremesa por excelência de El Hierro. O seu principal ingrediente é queijo elaborado de forma tradicional na ilha, ao qual são adicionados ovos, anis, raspas de limão, açúcar e canela.