A rota começa por percorrer a enseada do Burgado onde os dois rochedos mostram o resultado da erosão marinha que fez recuar a linha de costa, dando-lhe uma característica forma convexa
Esta zona é conhecida como Punta de Los Pejes Verdes; o miradouro permite disfrutar de uma vista panorâmica del Roque Grande e Roque Chico. A base destes rochedos, produtos do recuo da falésia, monstra a erosão marinha que criou vistosas cavidades nas quais penetram as ondas. Rodeia-nos um excecional "cardonal" recortado contra as aguas marinhas.
Atravessamos este barranco, um dos quatro do trilho. Toma o seu nome de uma espécie forestal da laurissilva, visto que este curso provém da zona alta de Los Realejos, onde se encontra um casal com este nome.
Atravessamos este barranco, um dos quatro do trilho. Toma o seu nome de uma espécie forestal da laurissilva, visto que este curso provém da zona alta de Los Realejos, onde se encontra um casal com este nome.
Temos pela frente uma descida de 211 degraus até chegar a lugar encantado: as ruinas da estação de bombeamento de La Gordejuela, onde a empresa Hamilton instalou, no ano 1903, a primeira máquina de vapor da ilha. De aqui era elevado o ouro branco destas ilhas, a água, para os cultivos de bananeira que ainda se podem ver ao longo do nosso percurso, especialmente na parte final. No século XIX, esta zona já era visitada pelo espetáculo das cascatas de la Gordejuela, com quedas de água que iam ter ao mar até se produzir este aproveitamento.
Descer até esta praia é um passeio que nos leva novamente a uma infraestrutura hídrica, um pozo em funcionamento que mais uma vez nos recorda a importância da água neste espaço protegido. A praia é típica do litoral norte, de foz de barranco com grandes seixos.
Escrute o horizonte à procura de uma vela, uma vez que o pequeno forte tem por missão proteger esta rica fazenda da pirataria. Tenerife, com o resto do aquipélago, sofreu frequentemente de ataques de piratas entre os séculos XV e XVII. O pequeno forte artilhado de San Fernando é uma recordação dessa época, visto que a praia por baixo deste promontório era um lugar de desembarque. Foi mandado construir por Hernando de Castro no século XVI, beneficiado desta fazenda pelo conquistador de Tenerife, Alonso Fernández de Lugo.
Jardín del edén, fazenda deliciosa de terreno suave ou canto admirável e mais formoso são algumas das descrições que este espaço recebeu de viajantes e escritores. Ainda hoje mantém o seu esplendor, com um dos mais belos palmeirais entre o qual se destaca o excecional casarão de Castro. Um exemplo da arquitetura tradicional canária de casas rurais, que data do século XVI, onde é possível observar os elementos característicos das edificações típicas como os pátios, varandas de madeira ou os seus lavadouros exteriores.
Terminamos subindo desde a Casarão pelo caminho de calçada tradicional, que passa pela ermida de San Pedro, cuja fábrica data do século XVI e que alberga uma interessante estátua barroca do apóstolo. À frente da mesma, uma cruz de madeira parece abençoar este maravilhoso sítio, enquanto alcançamos a meta no miradouro de San Pedro, final do percurso. Aqui temos uma esplêndida vista panorâmica sobre a costa norte de Tenerife, tanto do litoral que percorremos como o que avança em direção oeste até San Juan de la Rambla.
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- É mais seguro manter o seu animal de estimação com trela.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).