Uma região europeia
As Ilhas Canárias são um arquipélago espanhol de 7 ilhas situado no oceano Atlântico, a 1.739 km a sudeste da capital do estado. Fazem parte da região tropical da macaronésia e têm um clima temperado durante todo o ano. A sua orografia é o resultado de centenas de erupções vulcânicas ao longo de milhões de anos, pelo que o arquipélago apresenta uma das paisagens mais peculiares de toda a Europa.
Como Comunidade Autónoma espanhola, é regida pela normativa da União Europeia que permite a livre circulação dos seus cidadãos e tem o Euro como moeda de uso corrente. Também, os residentes europeus podem disfrutar nas ilhas de todos os direitos e privilégios que lhes outorgam os acordos de cidadania europeia do Tratado de Maastrich de 1992.
O nível de vida das Ilhas Canárias é muito parecido ao das restantes comunidades autónomas espanholas e os preços médios costumam ser acessíveis.
Na maioria dos serviços a gorjeta é voluntária. Pelo que não existe uma percentagem ou quantia determinada.
Idioma
O idioma oficial é o castelhano, no entanto nas principais zonas turísticas é fácil encontrar pessoas que falam, também, inglês, alemão e outros idiomas.
Hora Local
Visitar as Ilhas Canárias a partir de qualquer país europeu não implica grandes transtornos de horário, uma vez que, devido à sua situação geográfica, partilham o fuso horário (UTC) com países como o Reino Unido ou a Irlanda e possui apenas uma hora a menos em relação ao resto da Espanha e países como a França, Alemanha ou Polónia (UTC +1).
Tecnologia e comunicação
A maioria dos edifícios possui instalação elétrica com tomadas de220v e cavilhas (CEE 7/4). Além disso, por todas as ilhas podemos encontrar cobertura de telemóvel e instalação WIFI, pelo que é habitual que muitos hotéis disponham deste serviço grátis.
Sistema de saúde
Como região pertencente da UE, as Ilhas Canárias possuem um sistema de saúde com assistência europeia, pelo que todos os residentes europeus têm direito a atendimento sanitário gratuito dentro do sistema público canário.
Em todas as ilhas encontrarás centros de saúde e hospitais públicos com serviços de urgências que atendem 24h, além inúmeras farmácias 24h ou com turnos de serviço para atender as urgências.